Obras - Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2015

Prefeito Elido cumpre agenda na capital

Executivo Portelense participou de audiência com Secretário de Agricultura para debater medidas que minimizem a crise no leite

Prefeito Elido cumpre agenda na capital

O prefeito municipal de Tenente Portela, Elido João Balestrin, esteve em Porto Alegre nos dias 21 e 22 de janeiro cumprindo uma agenda de visitas em diversas pastas do governo estadual. Além disso, o mandatário portelense ainda acompanhou produtores de leite e outras lideranças da Região Celeiro numa audiência com o Secretário Estadual da Agricultura, Ernani Polo, a fim de debater a crise no setor e as dificuldades enfrentadas por produtores que, além de receber preços abaixo do valor de mercado, ainda são obrigados, em muitas ocasiões, a jogar fora o produto por não ter mercado.

Durante o encontro, realizado na quarta-feira, 21 de janeiro, o Secretário Ernani Polo apresentou algumas medidas que poderão ser adotadas para minimizar os efeitos da crise no leite, como a negociação junto ao Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário e à Companhia Nacional de Abastecimento, a aquisição do produto para a manufatura de leite em pó. Além disso, o chefe da pasta ainda apontou a possibilidade de criação de uma linha de crédito especial, através do Pronaf, para os produtores prejudicados que não receberam o pagamento pelo produto, a exemplo do que foi feito no caso da estiagem.

Já na quinta-feira, 22, o prefeito Elido esteve na Secretaria de Transportes e Mobilidade tratando sobre a situação das rodovias na Região Celeiro, bem como recapeamento de trechos, conclusão de obras como a ERS 163 entre Tenente Portela e Barra do Guarita e o início de obras em outros municípios. Elido ainda reinterou a importância do contorno rodoviário em Tenente Portela, ligando a RST 472 à ERS 330 que desviaria toda a frota pesada de dentro dos limites urbanos. Ainda, o mandatário solicitou a cedência de máquinas para a recuperação de estradas na Terra Indígena Guarita.

Ainda no dia 22, o chefe do executivo esteve na Secretaria da Saúde tratando sobre demandas no setor, especialmente no que diz respeito ao repasse de recursos para os programas desenvolvidos em Tenente Portela e à dívida do Estado com o município nesta área que ultrapassa os R$ 400 mil, relativos a 2014.

O prefeito Elido avaliou como positivos os encontros em Porto Alegre, especialmente porque recebeu garantias do governo do estado de que a situação irá se alinhar em breve e os recursos correspondentes ao município de Tenente Portela serão devidamente repassados.