Obras - Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2015

Município realiza obra de terraplenagem para construção de nova Escola de Educação Infantil

A obra está orçada em mais de 1 milhão e meio de Reais e será construída com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e do Programa Proinfância

O Município de Tenente Portela está realizando as obras de terraplenagem no terreno onde será edificada a nova Escola de Educação Infantil - Proinfância Tipo B. A obra está localizada no novo loteamento próximo ao Bairro Fries.

O convênio firmado com o FNDE repassará ao município o valor de R$ 1.546.435,61. Para contratação da empresa responsável pela construção, o FNDE realizou processo licitatório na modalidade de pregão eletrônico para registro de preços nacional, tornando mais eficiente a contratação, economizando tempo, recursos técnicos e financeiros dos estados e municípios. Através da utilização de um edital único e com maiores especificações de qualidade, não é mais necessária a realização de processos licitatórios locais, bastando a adesão a ata de registro de preços fornecida pelo FNDE.

O novo educandário contará com a utilização de sistemas construtivos industrializados, denominado de Metodologias Inovadoras, contribuindo para a redução dos prazos e cronogramas de obras com sistemas construtivos convencionais. Grande parte dos componentes que serão utilizados, serão produzidos em fábricas, de maneira ágil e precisa e o trabalho no canteiro de obras se concentrará na montagem dos componentes e ligações com outros sistemas existentes ( hidráulico, elétrico e de fundações).

O projeto arquitetônico da escola é modelo padrão do Programa Proinfância. Esses modelos são dotados de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como: salas de aula, sala de informática, bibliotecas, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço.

Segundo o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Renato Bettio dos  Santos, a previsão de término da terraplenagem é o fim no mês de fevereiro para posterior emissão da Ordem de Início dos serviços para a empresa responsável pela construção da escola.