.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Manhã 8h às 12h - Tarde 13h30min às 17h30min

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Secretaria Estadual de Educação assume atividades da Educação Infantil Indígena

Tenente Portela era o único município que ainda coordenava aulas nos setores indígenas


Secretaria Estadual de Educação assume atividades da Educação Infantil Indígena

Secretaria Estadual de Educação assume atividades da Educação Infantil Indígena

Neste ano de 2015 a Secretaria Estadual de Educação do RS assumiu definitivamente as atividades da Educação Infantil nas três escolas da Terra Guarita que pertencem ao território portelense. O município era o único no estado que ainda era mantenedor da classe, fornecendo professores, merenda escolar, mobiliários e recursos pedagógicos em geral.

Segundo a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do município, Gicelda Berghetti Denes, desde 2009, através da resolução nº 20/2009, do Conselho Nacional de Educação, a responsabilidade pela Educação Infantil passou a ser toda da rede municipal.

No ano passado, o então Coordenador da 21ª CRE, Arthur Hepp sinalizou que o Departamento Indígena teria informado que a responsabilidade pela educação de crianças até os 5 anos passaria a ser do estado. Nesse ano de 2015 a responsabilidade passou então a figurar para o Estado.

Conforme Gicelda, o município possui três salas nas escolas dos setores de Pedra Lisa, Três Soitas e KM10, todas com banheiros adequados para a educação infantil. Essa estrutura será utilizada pela comunidade escolar na continuidade das aulas, porém o mobiliário será removido do local e destinado às 11 escolas municipais, conforme a demanda de cada uma delas. Foram realizados dois encontros entre lideranças indígenas, representantes da SMECD, prefeito municipal Elido Balestrin e o Coordenador da 21ª CRE para se chegar a decisão final.

Gicelda lembra que o transporte continuará normalmente na comunidade indígena, somente os professores, o material pedagógico e o mobiliário que eram bancados pela municipalidade agora serão da competência do Estado.


344 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Tenente Portela - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.