Educação - Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2015

Secretaria Estadual de Educação assume atividades da Educação Infantil Indígena

Tenente Portela era o único município que ainda coordenava aulas nos setores indígenas

Secretaria Estadual de Educação assume atividades da Educação Infantil Indígena

Neste ano de 2015 a Secretaria Estadual de Educação do RS assumiu definitivamente as atividades da Educação Infantil nas três escolas da Terra Guarita que pertencem ao território portelense. O município era o único no estado que ainda era mantenedor da classe, fornecendo professores, merenda escolar, mobiliários e recursos pedagógicos em geral.

Segundo a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do município, Gicelda Berghetti Denes, desde 2009, através da resolução nº 20/2009, do Conselho Nacional de Educação, a responsabilidade pela Educação Infantil passou a ser toda da rede municipal.

No ano passado, o então Coordenador da 21ª CRE, Arthur Hepp sinalizou que o Departamento Indígena teria informado que a responsabilidade pela educação de crianças até os 5 anos passaria a ser do estado. Nesse ano de 2015 a responsabilidade passou então a figurar para o Estado.

Conforme Gicelda, o município possui três salas nas escolas dos setores de Pedra Lisa, Três Soitas e KM10, todas com banheiros adequados para a educação infantil. Essa estrutura será utilizada pela comunidade escolar na continuidade das aulas, porém o mobiliário será removido do local e destinado às 11 escolas municipais, conforme a demanda de cada uma delas. Foram realizados dois encontros entre lideranças indígenas, representantes da SMECD, prefeito municipal Elido Balestrin e o Coordenador da 21ª CRE para se chegar a decisão final.

Gicelda lembra que o transporte continuará normalmente na comunidade indígena, somente os professores, o material pedagógico e o mobiliário que eram bancados pela municipalidade agora serão da competência do Estado.