Saúde - Sexta-feira, 06 de Março de 2015

Produtores recebem orientação através de curso sobre Reprodução e Melhoramento Genético

Agricultores participantes do Programa Mais Leite Mais Renda estão participaram dos dois dias de formação

O programa Mais Leite Mais Renda do município de Tenente Portela prevê, além do auxílio técnico e do fornecimento de insumos para as pastagens, a formação dos agricultores em temas que contribuam no desenvolvimento da bacia leiteira. Assim, nos dias 04 e 05, os produtores rurais foram convidados a participar da primeira etapa de formação, onde foram estudados temas ligados a reprodução e ao melhoramento genético dos animais.

Entre os temas trabalhados pelo instrutor Paulo Prauchner estiveram orientações para que o produtor consiga produzir uma terneira de qualidade, a qual irá lhe fornecer ganhos no futuro. Ele destacou durante a formação que para ter eficiência na reprodução de uma vaca é necessária a observância de diversos fatos, uma vez que 25% do processo é a genética, 40% trata-se do manejo e os outros 35% ligada a alimentação do animal. Paulo ainda enfatizou que o agricultor deve ficar sempre atento a aceitação da monta (cio do animal) e chamar o inseminador 12h após, a fim de obter sucesso no processo de inseminação do animal. O Secretário Adjunto de Desenvolvimento Rural e Médico Veterinário Mário Roberto Andres afirmou que durante visita realizada na tarde de quinta-feira, 05 de março, na propriedade do agricultor Derli Fuck, em Esquina Grápia, os produtores tiveram a oportunidade de visualizar os animais e receber orientações quanto aos touros melhoradores para a deficiência apresentada por cada vaca. Andres citou como exemplo que uma vaca que apresente um ubre caído ou com dilatação precisa ser inseminada a partir de uma touro com especificações que podem corrigir essa deficiência na descendência da geradora. Por isso, segundo ele, que o curso e a visualização dos animais é importante para o desenvolvimento das atividades do produtor e para o sucesso dos processos de inseminação.

O curso foi realizado em parceria com o Senar, Sindicato Rural, Sintraf, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Departamento de Assistência Técnica e Inspetoria Veterinária. As atividades ocorreram no Centro de Formação do Sindicato.