Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 23 de Abril de 2015

Sabores e saberes do campo presentes na cidade

3ª edição da Mostra da Agrobiodiversidade trará para o centro de Tenente Portela a produção natural da agricultura familiar

Sabores e saberes do campo presentes na cidade

Nesta sexta-feira, 24 de abril, a Praça do Índio, no centro de Tenente Portela, será palco da 3ª Mostra da Agrobiodiversidade: Sabores e Saberes da Nossa Terra. O evento pretende aproximar as famílias de agricultores e a produção agroecológica dos habitantes da zona urbana. Com o lema "diferentes pessoas, o mesmo ideal", a mostra ainda proporcionará a troca solidária de produtos, além da comercialização de toda a diversidade rural.

Conforme o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Rural, Mário Roberto Andres, o objetivo do evento é mostrar a diversidade de alimentos, sementes, plantas e artesanatos produzidos e cultivados pelo agricultores familiares de Tenente Portela, e pela comunidade indígena. "Nós queremos fortalecer a agricultura familiar e a diversidade na produção. Essa mostra dá um destaque a essas famílias e traz para a cidade um pouco daquilo que existe no interior", detalha Andres.

O prefeito Elido Balestrin acredita que a Mostra da Agrobiodiversidade é uma forma de aproximar os agricultores e consumidores, bem como incentivar a aquisição de alimentos naturais e produzidos em solo portelense. "Assim o agricultor tem uma possibilidade a mais de comercialização, uma renda extra e consegue agregar valor ao seu produto. O morador da cidade também sai contente porque, além de recordar um pouco das origens rurais, ainda tem a possibilidade de consumir diferentes alimentos, todos naturais", explica Balestrin.

A população que visitar a Praça do Índio ao longo de todo o dia terá a chance de adquirir farinhas diversas e canjicas produzidas com milho crioulo, pão de milho e pão de abóbora, cucas coloniais, bolachas e roscas caseiras, frutas e verduras agroecológicas, pão de queijo e chás medicinais. As grandes atrações ficam por conta do café produzido a partir de batata-doce, da cocada de mandioca e do pão na cinza (alimento indígena).

O evento é uma realização da Agabio (Associação dos Guardiões da Agrobiodiversidade), prefeitura municipal, Emater/RS, Comin (Conselho de Missão Indígena) e conta com o apoio da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Embrapa Clima Temperado. O evento inicia às 9h e se estende até às 16h.