Obras - Quinta-feira, 30 de Abril de 2015

Escola Municipal Arcelino Soares Bueno inicia cooperativa escolar

A cooperativa escolar busca o processo de formação do indivíduo abrangendo o conhecimento para o caráter educativo, cooperativo e o planejamento

Escola Municipal Arcelino Soares Bueno inicia cooperativa escolar

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Arcelino Soares Bueno, fundou no dia 30 de março de 2015 a Cooperativa Escolar, tendo aproximadamente 16 sócios, abrangendo alunos do 5º ao 8º ano. A cooperativa tem como nome COOPERASB, seu principal objetivo é estimular os alunos a uma educação participativa, tanto em âmbito escolar como social.

A cooperativa escolar busca o processo de formação do indivíduo, pois abrange o conhecimento para o caráter educativo, o espírito cooperativo, a união, a participação, o planejamento, as ações, a qualidade e a gestão do que será desenvolvido, com o intuito de formar futuros gestores. A cooperativa está de acordo com a proposta do Projeto “A União Faz a Vida” conta com o apoio da Sicredi Celeiro e da FAI-Faculdades de Itapiranga/SC.

Pensando em um produto para começar a desenvolver a cooperativa, surgiu a ideia da comercialização das casquinhas de ovos, esta que já temos como principal compradora a senhora Salete Salla, a mesma veio até a escola e conversou com os membros da COOPERASB, sobre como deve ser a coleta e o cuidado que se deve ter com as casquinhas, estaremos a partir da outra semana distribuindo caixas para a coleta, primeiramente no bairro e logo em seguida em alguns outros pontos da cidade. Na caixa irá constar as instruções de como proceder na limpeza e na conservação das mesmas, a cooperativa pagará R$ 0,50 por dúzia de casquinhas.

A COOPERASB está em processo de formação e desenvolvimento, mas os sócios já estão dedicando seu tempo e estudo a ela, segundo eles: “A cooperativa COOPERASB está nos dando à possibilidade de aprendermos o processo de desenvolvimento, gestão e organização de uma comunidade, pois só a partir do cooperar que atingiremos uma sociedade participativa, com ações de união e sabedoria”. A cooperativa conta com o auxilio de duas coordenadoras a professora Carine Moresco Vasconcellos e a orientadora Luciana Setti Fontaniva, cabe a elas um trabalho pedagógico, bem como, apoiar a construção cotidiana da cooperativa escolar. A COOPERASB pretende fomentar um espírito participativo, interligando conhecimentos entre pais, alunos, professores, funcionários e sociedade.

Texto/Foto: Escola Arcelino