Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 08 de Maio de 2015

Departamento de Meio Ambiente orienta população a respeito de poda e corte de árvores

PODA DRÁSTICA É CONSIDERADO CRIME AMBIENTAL

O Departamento Municipal de Meio Ambiente

ADVERTE!

A supressão (corte) de qualquer espécie arbórea (árvore) sem a prévia autorização pelo Órgão Ambiental competente é PROIBIDA e é considerado CRIME AMBIENTAL, sendo passível de multa. Também é PROIBIDA a execução de PODAS DRÁSTICAS em qualquer árvore, que consiste em: eliminação total das ramificações terciárias, secundárias e primárias de árvore de qualquer espécie; podar somente de um lado ocasionando desiquilíbrio no desenvolvimento estrutural da árvore; podar a parte superior da copa, eliminando a gema apical. PODA DRÁSTICA É CONSIDERADO CRIME AMBIENTAL.

Importante lembrar que as podas permitidas devem seguir técnicas e respeitar alguns métodos, sendo que a poda visa basicamente conferir à árvore uma forma adequada durante o seu desenvolvimento, sendo a poda de formação; eliminar ramos mortos danificados ou praguejados sendo podas de limpeza; remover partes da árvore que colocam em risco a segurança das pessoas sendo poda de segurança/ emergência; e remover partes da árvore que interferem ou causam danos incontornáveis às edificações ou aos equipamentos urbanos sendo poda de adequação. Apósa poda aplique pasta cicatrizante no local do corte, esse produto pode ser encontrado em lojas de jardinagem ou de material agrícola e evita que sua árvore sofra ataque de fungos.

A fim de minimizar a necessidade de podas nas árvores, recomenda-se o plantio das seguintes espécies nativas para locais SEM REDE ELÉTRICA: Ipê amarelo; Ipê branco Pata-de-vaca; Ameixa de Inverno; Aroeira-piriquita; Ingá-feijão; Ariticum; Guavirova; Cerejeira; Uvaia; Camboatá. Para locais COM REDE ELÉTRICA recomenda-se o plantio das seguintes espécies nativas: Quaresmeira; Pitangueira; Araçá; Guabiju; Cocão; Sete capotes; Goiaba serrana.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que executa a limpeza urbana , enfrenta dificuldades em manter a cidade limpa devido as podas descontroladas e cortes irregulares de árvores ocasionando o acúmulo de resíduos  dos mesmos em ruas e calçadas. É responsabilidade e dever de cada cidadão antes de executar a poda ou o corte buscar informações junto ao órgão ambiental quanto ao correto procedimento, e também contatar a Secretaria de Serviços Urbanos quanto ao cronograma de recolhimento de podas. É PROIBIDA a disposição de galhos em vias públicas quando não houver um prévio agendamento junto ao setor responsável.

Dúvidas e/ ou informações entre em contato com o Departamento Municipal de Meio Ambiente através do número (55) 3551-2552 ou com a Secretaria Municipal de Serviços  Urbanos através do número (55) 3551-1370.