.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Balanço aponta os investimentos e os benefícios aplicados junto aos produtores rurais
Pensando
no bem estar da população rural de Tenente Portela, a Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Rural vem desenvolvendo uma série de programas em benefício dos
agricultores. O programa Lavoura Limpa e acessível já beneficiou mais de 140
produtores rurais com horas de retroescavadeira. O programa Mais Leite Mais
Renda possibilitou um incremento na bacia leiteira, beneficiando mais de 150
pequenos produtores. Além disso, a equipe da Secretaria ainda trabalha
diariamente na infraestrutura de estradas e acessos às propriedades, garantindo
maior segurança na trafegabilidade pelas estradas do interior.
Conforme o Secretário Ercílio Neckel, diversas metas foram estipuladas na Pasta de Desenvolvimento Rural desde janeiro deste ano, as quais estão sendo executadas e estudadas. Ele destaca o projeto da implantação da piscicultura, o estudo da viabilidade de projetos de produção de hortifrutigranjeiros em ambiente protegido e a implantação da casa do agricultor para a comercialização de alimentos produzidos sem a utilização de agrotóxicos. Ercílio lembra que o estudo e a análise desses projetos estão em andamento.
Na parte da infraestrutura rural, o Secretário ressalta que já foram recuperados mais de 200km de estradas, realizando o patrolamento, nivelamento, abertura de sarjetas e cascalhamento dos trechos. As regiões que já receberam os serviços correspondem a Braço Forte, Nossa Senhora da Saúde, Perpétuo Socorro, Nossa Senhora Medianeira, Alto Barreiro, Bela União, Alto Gress, São Pedro, Esquina Grápia, São Luis, Barreirinho e Linha Becker. Além disso, diversos acessos às propriedade rurais fora recuperadas, garantindo escoamento na produção de leite, suínos, aves, grãos e no bem estar da população rural.
De acordo com o Secretário, mais de 40 bueiros foram construídos ou reformados em diversas localidades do interior. Como uma forma de apoiar o agricultor na limpeza e no acesso de sua lavoura, a Secretaria está beneficiando com 5 horas de retroescavadeira cada produtor, sendo que o município paga a metade da hora e o agricultor a outra metade. Mais de 140 produtores já foram atendidos em mais de 700 horas de serviço de máquina.
Segundo o Secretário Adjunto, Mário Roberto Andres, a pasta ainda tem desenvolvido o programa Mais Leite Mais Renda e o melhoramento genético do rebanho leiteiro através do programa Dissemina. Os técnicos agrícolas ainda têm dedicado tempo integral ao atendimento e acompanhamento da produção, orientando agricultores quanto a manejo de pastagens e cultivo de produtos em geral.
Para agosto, está prevista a mudança da Secretaria de Desenvolvimento Rural e do Departamento Técnico para a sede do Parque de Máquinas, numa estrutura que está em fase final de conclusão.
Para o prefeito Elido Balestrin, a Secretaria de Desenvolvimento Rural está atingindo as metas estabelecidas, garantindo apoio ao agricultor, segurança na trafegabilidade nas estradas e a evolução da produção da agricultura familiar que é a base da economia portelense..
.
.
.