Administração - Terça-feira, 07 de Julho de 2015

Ave Mais Agroavícola: oportunidade que gera oportunidades

Investidores encontraram em Tenente Portela o local perfeito para um investimento de R$ 6,3 milhões

Ave Mais Agroavícola: oportunidade que gera oportunidades

Há um ditado popular que diz que "cavalo encilhado passa somente uma vez", referindo-se a oportunidade que pode ser única. Foi através dessa oportunidade que os investidores da Ave Mais Agroavícola Ltda. chegaram a Tenente Portela investindo pesado numa obra milionária para a geração de pintos que irão abastecer as granjas de toda a região. Com R$ 6,3 milhões de reais investidos, a incubadora de ovos às margens da ERS 163 ganha forma a cada dia e vai contribuir no desenvolvimento portelense e da região.

O médico veterinário e advogado Antoninho Casarin, um dos componentes do grupo de investidores da Ave Mais, explica que Tenente Portela foi escolhido devido a oportunidade de conciliar um bom espaço, boa localização e uma grande produtividade. "Existe a necessidade da produção de pintos no Rio Grande do Sul, sondamos os locais e as possibilidades e achamos esse espaço muito interessante. Servia aos nosso propósitos", salienta Casarin referindo-se a malha viária asfaltada e que dá acesso a diversos municípios, a rede trifásica e a boa fonte de água de poços artesianos perfurados no local.

Com uma previsão de conclusão em outubro ou novembro deste ano, a AveMais irá gerar cerca de 40 empregos diretos, retorno de ICMS e muitos outros benefícios ao município, produzindo em sua fase inicial 2 milhões de pintos por mês e 4 milhões num segundo momento. Frente a isso, a administração municipal tem dado total apoio a implantação da incubadora. "Classificamos o apoio recebido da administração como adequado, face a importância do empreendimento" enaltece Casarin.

Segundo o empresário, inicialmente os ovos incubados em solo portelense serão oriundos de outras granjas que já fazem parte do grupo de parceiros da AveMais, entretanto, a medida em que surgirem interessados, granjas começarão a funcionar pela região. Os investidores já adquiriram algumas áreas de terra em Tenente Portela que atendem às exigências para a produção de ovos e matrizes produtivas, como estar distante 3km de qualquer outra granja agrícola. A indústria, atrelada a produção de ovos, trará um crescimento considerável ao município. "Com certeza o município terá um grande desenvolvimento. Portela é um grande produtor de grãos e tem que agregar valor a esse produto, industrializando ele para ser utilizado aqui mesmo, nos aviários do município" disse o veterinário, acenando ao valor agregado que está atrelado entre o cultivo de grãos e a produção de leite, suínos e aves.

Casarin acredita que Tenente Portela vai se desenvolver ainda mais com a incubadora de ovos, pois irá gerar novos empregos diretos e indiretos, se tornará um atrativo a outras empresas que terão confiança em apostar e investir no município. "É uma obra que vai destacar o nome da cidade, porque vai utilizar tecnologia de ponta, o que tem de melhor no mercado, para produzir pintos no Rio Grande do Sul", explica.

O planejamento de início da atividade produtiva era para março deste ano, porém, uma série de fatores atrasaram a obra, como uma laje no local que teve de ser detonada durante a fase de terraplanagem, gerando 1.000m³ de pedras, atraso na estrutura do telhado por parte da empresa responsável pela instalação e a chuva que constantemente interrompeu os serviços. "Estamos fazendo de tudo para agilizar, pois temos pressa em produzir, mas precisamos de paciência para fazer tudo corretamente. Os equipamentos necessários para a produção já foram comprados e estão estocados na Mais Frango, aguardando a instalação na Ave Mais", detalha Casarin.

Assim, com o empenho da administração municipal de Tenente Portela e o interesse de investidores como Antoninho Casarin e os demais membros da Ave Mais, é que vão surgindo novas oportunidades para a população, de emprego, renda e crescimento econômico.