Administração - Segunda-feira, 20 de Julho de 2015

Corpo de Bombeiros: o caminho da administração até agora

Prefeito Elido Balestrin explica detalhes das tratativas com o governo do estado para o a instalação de corporação mista em Tenente Portela

Corpo de Bombeiros: o caminho da administração até agora

Depois do sinistro ocorrido no Supercolono Supermercado, a necessidade de um batalhão do Corpo de Bombeiros voltou a ser um tema de debate em Tenente Portela. A administração municipal já realizou uma série de tratativas para a instalação de uma corporação mista em solo portelense e inclusive um prédio fora reservado para tal finalidade. Mesmo frente as negativas frequentes, poucas informações por parte do Estado e as dificuldades financeiras que o Rio Grande do Sul vem sofrendo, o município ainda não desistiu do objetivo de possuir uma base com a estrutura mínima para o socorro de sinistros.

O Prefeito Elido João Balestrin explica que em 2013, assim que assumira o poder executivo, tiveram início as tratativas com o governo do estado nesta questão dos bombeiros. O vereador Itomar Ortolan acompanhou o executivo durante todas as tratativas nesse sentido. A ideia do mandatário portelense era de montar um Corpo de Bombeiros misto, onde atuariam bombeiros profissionais e outros voluntários oriundos dos municípios de Tenente Portela, Miraguaí, Derrubadas, Barra do Guarita e Vista Gaúcha. Um prédio na Avenida Itapiranga chegou a ser reservado para esta finalidade quando o município obteve um aceno positivo em 2013 do governo do estado. Inclusive um curso de 90h para os voluntários seria oferecido no convênio entre estado e município, o qual o prefeito Elido e o vereador Ortolan iriam assinar em Porto Alegre. Entretanto, quando do ato da assinatura, o Estado deu uma nova negativa e em diversos setores procurados pelo chefe do executivo, a resposta obtida era de que não havia nada de concreto ainda.

Buscando uma solução para o problema, o chefe do executivo e o edil visitaram os municípios de Giruá, Ijuí, Três Passos e Cruz Alta atrás de um caminhão de bombeiros para suprir a demanda de um corpo de bombeiros voluntário. Inclusive foi cogitada a hipótese de trazer um caminhão da Alemanha para essa finalidade, o qual seria doado e a municipalidade teria de gastar R$ 80 mil no transporte até Tenente Portela. Entretanto esse veículo não se enquadra em alguns parâmetros definidos. Nos municípios visitados a busca das lideranças portelenses eram por caminhões usados que seriam descartados pelas corporações, mas todos apresentavam uma série de avarias e não se tornavam viáveis ao município. "Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance. A população tem que entender que Corpo de Bombeiros é uma responsabilidade do governo do Estado, mas nós fizemos o possível para instalar uma corporação aqui", disse o prefeito numa entrevista.

O prefeito e o vereador Ortolan ressaltam que a comunidade tem um papel importante no processo de implantação de bombeiros voluntários e precisa participar de ações voltadas para esta finalidade. "Se tiver ajuda da comunidade e do comércio, os bombeiros voluntários podem dar certo. É necessário criar uma associação para que não sobre toda a despesa para o município", detalha Balestrin. As inscrições para os interessados em fazer o curso de bombeiro voluntário estão abertas junto à Associação Comercial e Industrial - ACI de Tenente Portela. Informações pelo fone: 3551-1211.