Obras - Terça-feira, 28 de Julho de 2015

Obras na Subestação da RGE estão 40% concluídas

Obra próxima ao Cemitério Municipal começa a ganhar forma apesar dos atrasos causados pela chuva

Obras na Subestação da RGE estão 40% concluídas

A Subestação de energia da RGE começou a ganhar forma. Quem chega a Tenente Portela pela RST 472, no sentido Três Passos/Portela já consegue observar as formas da obra que garantirá maior qualidade na distribuição de energia no município. Apesar das intensas e frequentes chuvas, a obra já está 40% concluída e em breve começará a instalação dos postes, os quais darão maior forma a subestação.

De acordo com o Mestre de Obras Valdir Silva, da BR Trafo, a obra poderia estar mais avançada se não fossem as constantes chuvas que atrasaram os trabalhos em pelo menos três semanas. Ele indicou que com mais dois ou três dias de trabalho a casa de comando e a estação avançada estarão sendo praticamente concluídas.

Os 16 operários já efetuaram os trabalhos de drenagem, da edificação das bases para 10 postes grandes e outros 32 pequenos, chegando a 90% dos serviços nesse âmbito já terminados. A previsão da construtora é de que o postes sejam instalados nos meses de agosto e setembro.

Valdir explica que muito já foi feito, entretanto, boa parte dos serviços são efetuados no solo e por isso não aparecem. Para se ter uma noção, a base de sustentação dos postes grandes que serão instalados são compostas por 12 metros cúbicos de concreto (30 toneladas). Para a realização das obras, a BR Trafo adquiriu os materiais e a terceirização de máquinas de empresas portelenses, gerando retorno de impostos ao município.

Além de toda essa estrutura, já está em fase final de construção o cercamento da área, bem como a base onde será montado o transformador. A expectativa é de que até o final de setembro ou início de outubro a parte da construção civil seja entregue. Na terça-feira, 28 de julho, o vice-prefeito Nelcindo Galli e o Engenheiro Civil Ronei Robson Poerch visitaram as obras. O vice-prefeito disse que a obra da subestação da RGE demonstra o crescimento que Portela está tendo e a necessidade de melhorias no abastecimento. "Apesar da chuva, a obra está andando bem e percebemos o grande investimento na área que vai garantir mais qualidade na energia distribuída a nossa comunidade. Com essa subestação o município está preparado para receber novas indústrias", destacou Galli.

O prefeito Elido Balestrin acredita que essa subestação contribuirá de forma decisiva para o desenvolvimento do município, uma vez que uma energia elétrica de qualidade é uma das exigências básicas para empresas e indústrias que pretendem se instalar em nosso município. “Agora podemos sonhar ainda mais alto, pois temos como atender a grande demanda que as empresas irão gerar, especialmente aquelas a se instalar no Distrito Industrial”, afirmou o prefeito.

Com a Subestação em funcionamento, a base da RGE passará a funcionar em anexo.

Texto e Fotos: Tiago Albarello/ASCOM