Obras - Quarta-feira, 02 de Setembro de 2015

Nos dias 25/08 e 26/08 as Escolas Municipais Ayton Senna, Arcelino Soares Bueno, Tenente Portela e Marcílio Dias receberam a equipe do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (CIGRES) para falar sobre a importância da coleta seletiva com o tema “ Coleta Seletiva – É mais que um PROGRAMA é uma ROTINA a ser HABITUADA”. A equipe abordou os alunos e professores com vídeos e apresentação de slides com imagens ilustrativas de como separar em casa e na escola os resíduos gerados no dia a dia, tipos de resíduos e sua destinação adequada, também mostraram imagem aérea do CIGRES, explicaram como funciona o trabalho no Consórcio e entregaram folders educativos.

A equipe deu vários exemplos de tudo que chega no CIGRES, entre eles resíduos que não devem ser enviados para lá como, fezes humanas e de animais, animais mortos e vivos ( cachorros, gatos, cobras, sapos...) sangue, seringas, materiais cortantes e contaminados entre outros resíduos perigosos, e pedem que as pessoas tenham mais cuidado pois quem recebe o lixo que geramos também são seres humanos. Todos os funcionários usam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mas o risco é constante por não saberem o que podem encontrar em um saco de lixo.

Desde Fevereiro de 2014 o município tem implantada a coleta seletiva. Cada indivíduo tem responsabilidade pelo “lixo” que gera e tem o dever de colaborar com a coleta seletiva para que  aconteça corretamente.

Todo o resíduo doméstico coletado no município é levado para o CIGRES, no município de Seberi/RS, lá é realizada a triagem do material reciclável, do resíduo orgânico e do rejeito.

Departamento de Meio Ambiente realiza palestra sobre COLETA SELETIVA em Escolas Municipais.O material reciclável é comercializado para as industrias recicladoras;

O resíduo orgânico vai para o processo de compostagem e;

O rejeito vai para o aterro sanitário.

Quanto mais, cada um de nós, separar o resíduo reciclável do resíduo orgânico e do rejeito, maior vida útil terá o aterro sanitário e diminuirá a extração de recursos naturais, pois com a reciclagem aquele material volta para o processo produtivo.

A separação dos resíduos devem acontecer, principalmente, na fonte geradora ( casas, escolas, locais de trabalho...) e depois entregues para a coleta seletiva. É um hábito simples de ser mudado e traz muitos benefícios tanto ambientais quanto para a saúde humana.

FIQUE ATENTO!!!

Zona Urbana - CRONOGRAMA DA COLETA SELETIVA – Resíduos Domésticos

Zona Rural – CRONOGRAMA DA COLETA SELETIVA – Resíduos Domésticos

?  Vidros quebrados devem ser embalados, identificados e entregues nos dias da coleta do seco;

?  Lâmpadas, pilhas e baterias devem ser entregues aos estabelecimentos que comercializam ou guardadas e entregues quando houver campanhas de recebimento e destinação;

?  Eletroeletrônicos pós consumo podem ser entregues no Departamento Municipal de Meio Ambiente;

?  Óleo de cozinha usado pode ser entregue para a APAE do município;

?  É proibido queimar ou enterrar resíduos;

?  O depósito irregular de resíduos pode causar danos irreversíveis ao meio ambiente e colocar em risco a saúde pública.

Dúvidas e/ou sugestões entrar em contato com o Departamento Municipal de Meio Ambiente através do número (55) 3551-2552.

CUIDE DO NOSSO AMBIENTE. FAÇA O DESCARTE CONSCIENTE!