.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Exposição/feira promete grandes negócios e grandes festivais
Durante a Expotenpo 2015, a Emater/ASCAR estará apresentando uma série de atividades, mostrando novas formas de produção na agricultura familiar. Entre os principais métodos de produção que estarão em pauta ficam a produção hidropônica de alface; Produção semi-hidropônica de morangos; Cultura da batata-doce, trabalhando questões como aproveitamento e os usos do tubérculo na alimentação; Meliponicultura, que trata-se da criação de abelhas sem ferrão para produção de mel; e piscicultura, seus métodos e tendências para o futuro.
O pavilhão da agricultura familiar irá contar com um espaço de visitação (onde não haverá comercialização de produtos), organizado e coordenado pelo Arranjo Produtivo Local - APL. Neste espaço será apresentada toda a produção da Região Celeiro. Entidades e instituições voltadas para a agricultura familiar também estarão presentes mostrando o seu trabalho para o desenvolvimento da agricultura familiar.
Além deste espaço, ainda haverão 29 agroindústrias familiares expondo e comercializando seus produtos, 13 expositores indígenas comercializando itens artesanais da cultura e mais 07 entidades ligadas a questão da agricultura familiar. Alguns dos estantes das agroindústrias são coletivos, contando com mais de um expositor e uma gama de produtos.
O visitante, ao adentrar no portão da Expotenpo, passa pelo pavilhão da agricultura familiar. A Comissão Central desenvolveu o projeto da feira no sentido de valorizar a agricultura, uma vez que a atividade primária é, ainda, o principal setor da economia regional.
A comunidade indígena também será muito bem valorizada na Expotenpo 2015, com 13 expositores distribuídos no pavilhão da agricultura familiar, na entrada da feira, mostrando seu artesanato, sua culinária e um pouco das culturas e tradições das etnias kaingang e Guarani.
A Expotenpo 2015 ainda vai abranger a pecuária, especialmente a criação de terneiras. A produção leiteira é uma das alavancas da economia local e com rebanhos diversificados e produção de matéria-prima de qualidade, tem atraído a atenção de indústrias de laticínios. Uma delas, a Taurino, já industrializa 100 mil litros de leite por dia. No Distrito Industrial Osvaldo Trentin, uma unidade de beneficiamento está montada aguardando detalhes para entrar em funcionamento. O rebanho portelense estará sendo exposto e ainda haverá a exposição e comercialização de pequenos animais, como coelhos, pássaros e outros.
Em todas as edições da Expotenpo, o setor do comércio em geral movimenta a economia dos expositores. Na edição de 2015 serão cerca de 100 expositores vindos de 23 cidades diferentes. Automóveis, motocicletas, máquinas e implementos, cereais e insumos, pinturas artesanais, calçados e confecções, bazar e decoração, joalheira, casa e conforto, eletrodomésticos, eletrônicos e muitos outros setores expõem e comercializam seus produtos na Expotenpo. O setor do comércio ocupará o ginásio da praça Brasília, os arredores da praça e o Centro Evangélico Martin Luther.
O presidente da feira, Clairton Carboni acredita que essa será uma Expotenpo que entrará para a história da região, visto que será um momento de intensas oportunidades: de bons negócios e de aproveitar a diversidade cultural presente nos quatro festivais, que levarão ao palco principal a música de bandas, sertanejo raiz e universitário, pop rock, tradicionalista, orquestra e apresentação circense. Carboni convida toda a região para prestigiar a Expotenpo 2015 e toda sua programação.
O Governador José Ivo Sartori estará visitando a Expotenpo na sexta-feira, 09 de outubro. A abertura oficial da feira ocorre no sábado, às 13h30min.
Dia 09 de outubro, sexta-feira
FESTIVAL DE BANDAS, Palco Principal - 22 horas
Banda Mercosul, Balanço Latyno e Wilseu Pause e Banda
Dia 10 de outubro, sábado
FESTIVAL DE SERTANEJO, Palco Principal - 22 horas
Teodoro e Sampaio, Diego e Gabriel e Rodrigo Ferrari
Dia 11 de outubro, domingo
Festival Pop Rock - 22 horas
Nenhum de Nós, Vera Loca e Papas da Língua
Dia 12 de outubro, segunda-feira
Show gauchesco, Cesar Oliveira e Rogério Melo - 16 horas
Show com Orquestra de Teutônia - 17h30min
Encerramento da Expotenpo 2015 - 19 horas
Show com o Grupo Tholl - 19h30min
Fotos: Tiago Albarello/ASCOM
.
.
.
.