Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 07 de Outubro de 2015

Expotenpo 2015: um encontro de oportunidades em Tenente Portela

Exposição/feira promete grandes negócios e grandes festivais

Expotenpo 2015: um encontro de oportunidades em Tenente Portela

Depois de muitos preparativos, nesta sexta-feira, 09 de outubro, inicia a Expotenpo 2015 - Exposição/Feira Comercial e Industrial de Tenente Portela - que irá movimentar a região até a segunda-feira, 12 de outubro. Grandes negócios, agricultura familiar, cultura indígena, atrações nacionais e grandiosos festivais são os pontos fortes da Expotenpo que chega a sua 7ª edição sob a presidência do ex-prefeito Clairton Carboni. Nos últimos 60 dias, a Comissão Central e as soberanas Tainá Cristina Seibel, Tainara Stefler e Jéssica Letícia de Carli divulgaram amplamente o evento pela grande região e na capital do estado.

Durante a Expotenpo 2015, a Emater/ASCAR estará apresentando uma série de atividades, mostrando novas formas de produção na agricultura familiar. Entre os principais métodos de produção que estarão em pauta ficam a produção hidropônica de alface; Produção semi-hidropônica de morangos; Cultura da batata-doce, trabalhando questões como aproveitamento e os usos do tubérculo na alimentação; Meliponicultura, que trata-se da criação de abelhas sem ferrão para produção de mel; e piscicultura, seus métodos e tendências para o futuro.

O pavilhão da agricultura familiar irá contar com um espaço de visitação (onde não haverá comercialização de produtos), organizado e coordenado pelo Arranjo Produtivo Local - APL. Neste espaço será apresentada toda a produção da Região Celeiro. Entidades e instituições voltadas para a agricultura familiar também estarão presentes mostrando o seu trabalho para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Além deste espaço, ainda haverão 29 agroindústrias familiares expondo e comercializando seus produtos, 13 expositores indígenas comercializando itens artesanais da cultura e mais 07 entidades ligadas a questão da agricultura familiar. Alguns dos estantes das agroindústrias são coletivos, contando com mais de um expositor e uma gama de produtos.

O visitante, ao adentrar no portão da Expotenpo, passa pelo pavilhão da agricultura familiar. A Comissão Central desenvolveu o projeto da feira no sentido de valorizar a agricultura, uma vez que a atividade primária é, ainda, o principal setor da economia regional.

A comunidade indígena também será muito bem valorizada na Expotenpo 2015, com 13 expositores distribuídos no pavilhão da agricultura familiar, na entrada da feira, mostrando seu artesanato, sua culinária e um pouco das culturas e tradições das etnias kaingang e Guarani.

A Expotenpo 2015 ainda vai abranger a pecuária, especialmente a criação de terneiras. A produção leiteira é uma das alavancas da economia local e com rebanhos diversificados e produção de matéria-prima de qualidade, tem atraído a atenção de indústrias de laticínios. Uma delas, a Taurino, já industrializa 100 mil litros de leite por dia. No Distrito Industrial Osvaldo Trentin, uma unidade de beneficiamento está montada aguardando detalhes para entrar em funcionamento. O rebanho portelense estará sendo exposto e ainda haverá a exposição e comercialização de pequenos animais, como coelhos, pássaros e outros.

Em todas as edições da Expotenpo, o setor do comércio em geral movimenta a economia dos expositores. Na edição de 2015 serão cerca de 100 expositores vindos de 23 cidades diferentes. Automóveis, motocicletas, máquinas e implementos, cereais e insumos, pinturas artesanais, calçados e confecções, bazar e decoração, joalheira, casa e conforto, eletrodomésticos, eletrônicos e muitos outros setores expõem e comercializam seus produtos na Expotenpo. O setor do comércio ocupará o ginásio da praça Brasília, os arredores da praça e o Centro Evangélico Martin Luther.

O presidente da feira, Clairton Carboni acredita que essa será uma Expotenpo que entrará para a história da região, visto que será um momento de intensas oportunidades: de bons negócios e de aproveitar a diversidade cultural presente nos quatro festivais, que levarão ao palco principal a música de bandas, sertanejo raiz e universitário, pop rock, tradicionalista, orquestra e apresentação circense. Carboni convida toda a região para prestigiar a Expotenpo 2015 e toda sua programação.

O Governador José Ivo Sartori estará visitando a Expotenpo na sexta-feira, 09 de outubro. A abertura oficial da feira ocorre no sábado, às 13h30min.

Dia 09 de outubro, sexta-feira

FESTIVAL DE BANDAS, Palco Principal - 22 horas