Educação - Terça-feira, 27 de Outubro de 2015

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ayrton Senna recebe prêmios do SICREDI

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ayrton Senna receberam prêmios pela  participação do  5º concurso “ Representando e Cooperando com o SICREDI”, nas categorias Infantil e Infantojuvenil.

A vencedora da narrativa infantil foi a aluna Vanessa Delarmelin do 5º ano 3, com a redação “ Uma Escola de Balé em Apuros”, contemplada com uma bicicleta personalizada  e a Professora Rosangela Poerch, contemplada com uma  viagem para o Parque Nacional Aparados da Serra-RS.

O vencedor da narrativa infantojuvenil foi o aluno Marcos Vítor Peyrot do 7º ano 1, com a redação “ Educação Financeira: Gente que Coopera Cresce” , contemplado com uma bicicleta personalizada  e  a professora Priscila Carvalho da Costa, e o diretor Tiago Wollmann  da escola contemplados com uma viagem para o Parque Nacional Aparados da Serra.

TEXTOS SELECIONADOS:

Uma Escola de Balé em Apuros

Era uma vez uma escola de balé que a muitos anos existia. Essa escola estava sem dinheiro. Muitas pessoas queriam entrar nesta escola, mas não havia dinheiro para mantê-la.

No dia seguinte a escola anunciou que iria fechar. Tati e Ana resolveram fazer uma campanha para arrecadar  fundos para a escola. Elas pensaram e resolveram reunir mais pessoas para ajudar. Então foram chamar sua amiga Carla, Dienifer, Raquel e Sofia. Elas se dividiram em três grupos:Tati e Ana foram vender sucos; Carla e Dienifer fizeram um brechó de roupas usadas  e Raquel e Sofia venderam bolachas feitas  por suas mães .

Elas trabalharam muito, mas valeu o esforço, pois no final do dia Tati e Ana conseguiram noventa e sete reais. Carla e Dienifer conseguiram cem reais e Raquel e Sofia conseguiram mais setenta reais.

Ao todo conseguiram arrecadar duzentos e sessenta e sete reais.

Elas ficaram muito felizes, então foram até a escola de balé e deram o dinheiro para a professora Magali e a professora disse:

- Muito obrigada meninas, mas isso não é o suficiente para a escola.  É preciso no mínimo setecentos e sete reais para pagar as despesas.

As meninas pensaram novamente em outra coisa, então falaram para seus pais e cada pai ajudou. A professora agradeceu suas alunas pelo empenho e a escola foi reaberta. Assim muitas pessoas puderam entrar e escola poderá se manter.

Autora: Vanessa Derlarmelin

Educação Financeira: Gente que Coopera Cresce

Em uma cidade chamada Money City, as pessoas não se preocupavam nem um pouco de economizar dinheiro, gastavam em tudo.A vida dos cidadãos era como um mar de rosas.

Mas, até que um dia a Metrópole começou a sofrer graves crises financeiras e o mar de rosas se transformou em um pesadelo para aqueles cidadãos que agora estavam sem um trocadilho no bolso.  O prefeito da Metrópole era um dos acusados de toda aquela falência. Com a indignação do povo o prefeito em discurso mandou-lhes poupar dinheiro e economizar. Pra sair desta crise, o povo decidiu que era um bom plano e resolveu economizar.

Os dias foram passando e a crise foi se afastando. Porém o dinheiro foi se acumulando, e os cidadãos não tinham onde depositá-lo, pois as instituições bancárias acabaram deixando o Município por causa da crise. Então os cidadãos resolveram fundar um banco, mas não conseguiram entrar em um acordo com o nome, até que um cidadão deu a sugestão que o banco se chamaria SICREDI. Sendo assim todos finalmente entraram em acordo. Desse modo estava  fundado o novo banco de Money City chamado SICREDI.

Depois de o banco fundado a crise finalmente passou. Os cidadãos voltaram a seus velhos tempos, mas com um novo pensamento e dever: economizar para poder crescer na vida, pois gente que coopera cresce. Então poupando e economizando Money City voltou a sorrir alegremente.

Autor: Marcos Vítor Peyrot