Obras - Quinta-feira, 12 de Novembro de 2015

Prefeito Elido encaminha liberações de redes de água no interior

Tratativas foram realizadas na Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação do Estado

Prefeito Elido encaminha liberações de redes de água no interior

Durante a última viagem do prefeito Elido Balestrin a capital do Estado, no final de outubro, o chefe do executivo portelense encaminhou uma série de tratativas junto a Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação no que diz respeito as redes de água no interior do município. A perfuração de poços e as redes de água são referentes as comunidades de Alto Alegre, Alto Cordeiro de Farias, Lajeado Leão, Alto Gress, Manchinha e Lajeado Bonito. Desde 2013 a administração encaminha frequentes solicitações ao governo do RS.

Segundo o prefeito, o governo do Estado exige que a rede de água esteja concluída para liberar a perfuração do poço, porém, o município necessita da liberação de recursos para efetuar a construção das redes. Para as comunidades de Alto Alegre e Lajeado Leão foram encaminhadas as liberações para perfuração. A rede de água de Alto Cordeiro de Farias já está licitada e em breve as obras devem ter início.

Na comunidade de Alto Gress, a pasta estadual garantiu que o projeto está aprovado e até a primeira quinzena de janeiro deverá efetuar a liberação.

O prefeito explicou que na localidade da Manchinha existe um poço já perfurado com ótima vazão, porém ainda não foi possível transferir a documentação para o município, mas a questão está passando por tratativas. Segundo o prefeito, existe um processo burocrático para liberar a outorga de um poço, que além de lenta, chega a custar R$ 25 mil, uma vez que é necessária a contratação de empresas para teste de vazão, qualidade da água e questões ambientais.

Conforme Balestrin, no Lajeado Bonito existe um poço da Corsan e o município solicitou ao governo do RS a destinação de  7 mil metros de canos para a construção da rede de água. O prefeito garantiu que se o governo ceder os canos, o município irá arcar com a caixa d'água, bomba e mão de obra da rede de água.

Está em fase de conclusão a revisão e reestruturação do Plano de Saneamento Básico do município, documento importante para a realização de controle das redes de água. De acordo com o prefeito, nesse documento todas as vertentes e riachos serão registrados nesse plano. A empresa está contratada e a expectativa é de que até a metade de janeiro o Plano de Saneamento seja concluído.