.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Manhã 8h às 12h - Tarde 13h30min às 17h30min

Cultura - Quarta-feira, 18 de Novembro de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

SMDR incentiva piscicultura no município

Mais de 500 mil alevinos foram alojados em 15 propriedades rurais


SMDR incentiva piscicultura no município

SMDR incentiva piscicultura no município

Com o objetivo de criar novas fontes de renda para os agricultores de Tenente Portela, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural está incentivando a piscicultura no município. Mais de 500 mil alevinos foram alojados em açudes de 15 propriedades rurais e os agricultores estiveram visitando um abatedouro de pescados na cidade de Humaitá, a fim de conhecer mais detalhes sobre o sistema de comercialização de peixes. Uma associação de piscicultores está sendo estudada, a qual poderá instalar no futuro um abatedouro de pescados em solo portelense.

Segundo o Secretário Ercílio Neckel, em Humaitá, o abatedouro Stein Pescados, de Linha Cascata, abate diariamente 1,5 mil peixes, entre tilápias e carpas. A visita dos produtores portelenses se deu para conhecer o sistema de alojamento nos açudes e desenvolvimentos dos peixes, bem como a estrutura necessária e os recursos para montar um abatedouro. Conforme o chefe da pasta, em Tenente Portela, a SMDR terceirizou 250 horas de escavadeira hidráulica (draga) e 250 horas de trator esteira para a abertura e limpeza de açudes, sendo que o produtor arcou com 50% do valor da hora.

O Departamento Técnico da SMDR prestou atendimento e assistência em todo o processo de abertura e limpeza de açudes até o alojamento dos alevinos. De acordo com o Técnico Agrícola Rovani Jaguszeski, os 500 mil alevinos alojados irão gerar 400 mil quilos de pescado num prazo de seis a sete meses. Com um lucro estimado de R$ 1,00 por quilo de peixe ao produtor, a expectativa é de um ganho de R$ 400 mil entre os 15 produtores. Com esse incentivo inicial e acompanhamento técnico do Departamento, a produção de peixes em Tenente Portela dará um salto de 180 mil alevinos para 500 mil.

A EMATER/ASCAR também é parceira neste projeto.

Em breve, os agricultores estarão realizando um encontro para debater a associação de piscicultores, aprofundar mais os temas e confraternizar pela realização de um projeto que trará ganhos reais as famílias de agricultores.

Fotos: SMDR/ASCOM

SMDR incentiva piscicultura no município

SMDR incentiva piscicultura no município


245 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Tenente Portela - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.