Educação - Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2015

Escola Tenente Portela realiza projeto voltado à “Consciência Negra”

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente Portela do Bairro São Francisco realizou durante os meses de outubro e novembro um projeto voltado à cultura Afro-Brasileira, tendo por objetivo promover a reflexão e a discussão a respeito da inserção da população negra na sociedade brasileira.

Bem como, fazer com que os educandos pensem mais a respeito da importância dos afrodescendentes na formação da nossa cultura e da própria nação, para que o preconceito racial que ainda existe em nossa sociedade, possa ficar cada vez mais no passado.

As turmas do 6º ao 8º ano realizaram juntamente com a professora Cleci T. Brum da Silva, diversas atividades acerca do assunto, podendo destacar os seguintes conteúdos estudados: a localização do Continente Africano e a historia deste povo, dando ênfase à sua cultura; sua chegada ao Brasil como escravos, em suas diversas modalidades; foram também estudadas as diversas lutas ocorridas entre os negros no Brasil; assim como, acerca da Abolição da Escravatura.

Após a compreensão dos conteúdos, houve a discussão sobre o racismo e os preconceitos ainda existentes em nossa sociedade, sendo confeccionados panfletos contendo frases de sensibilização relacionadas ao assunto e como culminância do mesmo, todas as turmas do turno da manhã distribuíram à comunidade.

Como culminância deste projeto os alunos do 7º ano criaram uma musica (Rap), intitulada “Consciência Negra - CN”, a qual foi apresentada nas demais turmas.

Vejamos:

O negro e o preto são discriminados

O negro e o preto são chicoteados

Não sei por que isso são todos iguais

Se tudo que faço é pela paz.

Refrão:

Uhul...Uhul...rá rá...consciência negra

A paz e a vida, a Fé e o amor

Por isso lutamos, não importa a cor

Não discrimine o preto e nem o pobre

Faça um gesto de paz e seja nobre.

(Refrão)

A discriminação não é passageira,

Mas podemos terminar ela por inteira.

Tudo neste mundo nós podemos ser capaz,

Contra o racismo a gente pode lutar mais.

A partir disso, podemos concluir que “O dia em paramos de nos preocupar com a consciência negra, amarela ou branca e nos preocuparmos com Consciência Humana, o racismo desaparece”. (Morgan Freeman).

TEXTO FORNECIDO PELA ESCOLA.