Educação - Terça-feira, 15 de Dezembro de 2015

Fundo Municipal do Idoso capta R$ 582 mil para 2016

Valores foram confirmados após defesa do projeto em capacitação no Ceará

Fundo Municipal do Idoso capta R$ 582 mil para 2016

O Fundo Municipal do Idoso de Tenente Portela captou mais de R$ 582 mil para investimentos no projeto Casa Lar do Idoso para o ano que vem. A informação foi confirmada pela Secretária de Assistência Social Salete Bettio Sala. Parte dos recursos, R$ 292 mil, já haviam sido anunciados logo no início de dezembro e outros R$ 290 mil foram confirmados nessa semana.

De acordo com a Secretária Salete, a equipe  da Assistência Social que trabalha com a política do idoso, esteve nos dias 02 e 03 de dezembro, em Fortaleza-CE,  atendendo as capacitações que fazem parte do Programa Parceiro do idoso, apoiado pelo Banco Santander, quando também foram prestadas contas do Projeto Casa Lar do Idoso. Na oportunidade, a comitiva portelense explanou sobre os investimentos feitos e a execução das atividades propostas para 2015.

A equipe composta pela Secretária Salete,  pelo representante do Conselho do Idoso, José Guilherme Cardoso, pelo advogado da Casa Lar do Idoso, Alexandre Rene Oppermann  e pela Assistente Social do Programa, Ionara Trojhan, defendeu o projeto, propondo a renovação do apoio para 2016.

De acordo com a titular da pasta, a solicitação de R$ 292 mil foi atendida e o município contemplado com os recursos para aplicar na manutenção dos profissionais e cuidadores, contratação de um enfermeiro para a equipe, aquisição de um carro para a casa e dotar o lar de  aparelhos da área da saúde, como cadeiras de rodas, cadeiras para banho, medidor de pressão, primeiros socorros, dentre outros.  As doações de Imposto de Renda são oriundas das empresas MACDERMID AGRICULTURAL (R$ 92.997,00) e ARYSTA LIFESCIENSE (R$ 200.000,00).

Depois do retorno a Tenente Portela, um email do programa remetido ao Fundo do Idoso com cópia de um recibo no valor de R$ 290 mil de doações da Instituição financeira AYMORE CRÉDITO, apoiando a causa. Para tanto, a equipe teve que apresentar um novo projeto para aplicação num prazo de três dias.

Conforme a Secretária, o novo projeto, denominado PASI – Programa de Atendimento Social ao Idoso, o qual irá investir numa política mais abrangente para os idosos. "Trataremos com maior agilidade a instalação do PROCON para a defesa do idoso em exploração financeira; ofereceremos o serviço de fisioterapia, se possível em piscina térmica, para uma demanda reprimida neste serviço; proporcionaremos aos grupos de idosos a contratação de um profissional de Educação Física para atividades, bem como  transporte e alimentação", destacou Salete.

Assim ao final de 2015 o Fundo Municipal  terá captado R$ 582.997,00 para execução em 2016.