Obras - Quarta-feira, 03 de Fevereiro de 2016

Equipes de endemias trabalham ativamente no combate ao Aedes Aegypti

Intensa fiscalização está eliminando focos das larvas do mosquito no município

Equipes de endemias trabalham ativamente no combate ao Aedes Aegypti

O trabalho é constante o ano todo, mas no verão, com o calor e as frequentes chuvas, a fiscalização dos agentes de endemias é intensificada no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Febre Chikungunya e o Zika Vírus. Um levantamento realizado pela 19ª Coordenadoria Regional de Saúde apontou que até o dia 28 de janeiro o município de Tenente Portela teve 49 focos do mosquito identificados nas amostras de água enviados ao órgão. Apesar de preocupante, o número indica que o combate está acontecendo de maneira eficaz, pois os locais são monitorados e qualquer foco ou recipiente de água parada é eliminado.

Conforme a Agente de Endemias Elisa Meri Wolf Grieleitow, o município de Tenente Portela possui 20 Pontos Estratégicos que recebem visitas a cada 15 dias e o tratamento mecânico e larvicida. Segundo ela, o tratamento mecânico consiste na eliminação da água parada, esvaziando recipientes e os organizando de maneira que não venham mais a manter água parada. O tratamento larvicida, somente aplicado pelos agentes de endemias, corresponde a aplicação de um produto químico que combate as larvas do Aedes Aegypti nos locais ou recipientes em que não é possível efetuar o tratamento mecânico.

De acordo com Elisa, os pontos estratégicos são aqueles locais onde é frequente a incidência de água parada, como borracharias, ferro velho, postos de lavagem de carros, empresas de material de construção e pré-moldados, o cemitério e outros locais.

A partir desta semana, os Agentes Comunitários de Saúde estarão atuando junto as residências efetuando o tratamento mecânico, quando necessário, bem como, levando orientações de prevenção a população.

"Faça sua parte! Não deixe água parada. Ajude a combater o mosquito Aedes Aegypti".