Obras - Quinta-feira, 04 de Fevereiro de 2016

Proprietários de terrenos em situação de abandono serão notificados para efetuar limpeza

Aqueles que não aderirem a limpeza dos locais estarão passíveis a aplicação de multas

Visando o bem estar da população, a segurança e o combate a pragas, o Departamento de Meio Ambiente do município de Tenente Portela estará notificando os proprietários de terrenos urbanos em situação de abandono, que possuam entulhos ou funcionem como depósito de resíduos. Aqueles proprietários que não atenderem às normas estabelecidas na notificação estarão sujeitos a sanção de multas.

De acordo com a Bióloga Luciana Teixeira, do Departamento de Meio Ambiente, a equipe de fiscais sanitários e agentes de saúde fizeram um levantamento dos terrenos em estado de abandono no município. Esses terrenos foram caracterizados por possuir ervas daninhas, plantas altas, entulhos, lixo doméstico, restos de construção e outros. Com os proprietários devidamente identificados, uma notificação será emitida e um prazo estipulado para realizar a limpeza do lote urbano.

A bióloga explica que aqueles proprietários que não efetuarem a limpeza dentro do prazo determinado poderão sofrer pena de multa, bem como a equipe da prefeitura realizar o trabalho de limpeza e posteriormente efetuar a cobrança pelo serviço. Luciana ainda lembra que essa não é uma ação direta de combate ao mosquito Aedes Aegypti, mas que também irá combater o transmissor da dengue, zika virus e Chikungunya. Segundo ela, a manutenção de terrenos limpos combate a proliferação de vetores como roedores, escorpiões, baratas e aranhas. A remoção dos entulhos também elimina quaisquer possibilidades de água parada, onde o Aedes Aegypti deposita seus ovos.

As notificações devem começar a ser entregues na próxima semana.