Obras - Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2016

Lixos, Entulhos, Água Parada, Mosquitos, Doenças

Continuamos em alerta vermelho!

Lixos, Entulhos, Água Parada, Mosquitos, Doenças

A Administração está preocupada com o grande foco de Aedes aegypti em nosso município, e a grande causa da proliferação do mosquito é devido a falta de cuidado de alguns moradores.

Lixos e entulhos nas ruas, em terrenos baldios, fundos de lote e quintais propiciam o acúmulo de água que é o local ideal para mosquito por seus ovos. Dos ovos saem larvas, que depois se tornam mosquitos adultos (Aedes aegypti), principal transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus.

A situação é alarmante e estamos em risco, pensando nisso, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Saúde e Saneamento Básico e Departamento de Meio Ambiente continuarão durante todo o mês de março a campanha de combate ao mosquito.

Serão dispostos nos bairros da cidade caçambas para depósito de resíduos volumosos e resíduos oriundos de pequenas construções, reformas e reparos como: móveis velhos, sofás e geladeiras, eletroeletrônicos usados, latas de tintas, embalagens, concreto, cerâmica, entre outros. FICA PROIBIDO O DEPÓSITO DE RESÍDUOS DOMÉSTICOS NESTAS CAÇAMBAS, tais resíduos devem ser entregues para a coleta seletiva conforme cronograma.

Os resíduos serão entregues para empresas legalmente licenciadas, sendo que, a partir do mês de abril não serão mais recolhidos pelo setor de limpeza urbana do município os resíduos de construção civil, ficando assim o gerador responsável pela destinação final ambientalmente correta, podendo ser multado caso contrário. Haverá orientação por parte das Secretarias envolvidas e Agentes Comunitários de Saúde.

Estão ocorrendo fiscalizações nos bairros e notificações estão sendo entregues aos proprietários/ responsáveis dos locais que foram evidenciados acumulo de água, lixo e entulhos.

Os bairros receberão no mínimo 2 caçambas (de acordo com a necessidade) e as mesmas serão substituídas quando estiverem cheias para que todos os moradores possam realizar a limpeza de suas residências e eliminar estes resíduos de maneira correta.

Não deixe para amanhã o que DEVE ser feito hoje. Fique atendo, alerte o vizinho, retire lixos e entulhos de seu terreno e vamos juntos combater este mosquito.

A Administração Municipal conta com a sua colaboração!

Texto: Juliana Henzel/Bióloga