Obras - Quarta-feira, 02 de Março de 2016

Mesmo com a intensidade das chuvas, estradas recebem grandes melhorias

A manutenção e conservação das estradas que cruzam toda a zona rural do município de Tenente Portela é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e no verão é o período de maior facilidade para o trabalho, porém, na estação atual não tem sido bem assim, pois há uma grande intensidade de chuvas, quase que diárias, e isso dificulta o trabalho. Por isso, um intervalo de dois ou três dias de sol é comemorado pela equipe da Secretaria e o trabalho é intensificado, utilizando, inclusive, os finais de semana, tudo para poder cumprir com o planejamento adotado e continuar dando condições aos agricultores de saírem de suas casas e terem facilidade no escoamento da produção, além de facilitar o transporte escolar.

Nos últimos dias a Secretaria tem trabalhado intensamente, priorizando justamente estes dois pontos, pois se aproxima a colheita da soja e há poucas semanas teve início o ano letivo. Para ampliar a frota de máquinas e poder dar mais agilidade no trabalho, a Prefeitura licitou horas de máquinas terceirizadas, e com isso a Secretaria de Desenvolvimento Rural pôde criar equipes para atender todas as demandas. E nas últimas semanas o trabalho foi nas estradas principais do interior, ou seja, aquelas que ligam as comunidades com a zona urbana, e assim as comunidades de Lagoa Bonita, Nossa Senhora de Lurdes, Braço Forte, Nossa Senhora da Saúde, Esquina Medianeira, Perpétuo Socorro e Linha 8 de Março foram as atendidas com patrolamento e encascalhamento das estradas, além dos serviços de abertura de sarjetas e reforma e construção de bueiros. Outra via muito importante é a Perimetral Sul, que liga a RSC-472 à RS-330, desviando o trânsito pesado do centro da cidade. Foram muitos quilômetros de estradas que receberam as máquinas e ainda há muitos locais a serem trabalhados, e é claro, o trabalho é permanente. Conforme o Secretário da pasta, Ercílio Neckel, no ano passo em muitas estradas foi feito um trabalho mais intenso, demandou mais tempo, mais material e mais maquinário, porém, a durabilidade do serviço é maior, “este foi o planejamento que adotamos na Secretaria, algumas estradas precisaram de um trabalho maior, e fizemos isso no ano passado, este ano não necessitou tanto assim, pois agora é só manter. Claro que alguns pontos foram atingidos pela intensidade das chuvas, então tivemos que retornar lá e recuperar, mas as principais estradas estão recebendo atenção e todos os produtores rurais serão beneficiados”, destacou Ercílio.

Ao que diz respeito às máquinas, a Secretaria tem três equipes, uma para recuperação e manutenção das estradas, outra para reforma, construção e recuperação de bueiros e pontilhões e uma para os serviços nas propriedades, através do programa Lavoura Limpa e Acessível, uma parceria entre o poder público e o produtor rural, e que também presta serviços para terraplanagens para construção de aviários, chiqueirões, galpões e outros.

O Secretário Ercílio destaca ainda que a área de atuação da Secretaria de Desenvolvimento Rural é ampla e que sua equipe busca atender toda a comunidade, “na Secretaria nós temos também os programas de incentivo à produção leiteira, desenvolvimento de culturas, equipe técnica, licenciamentos, Departamento de Meio Ambiente e equipe de planejamento, e isso exige maior atenção e uma equipe preparada, mas estamos conseguindo atender a demanda e contribuindo com o desenvolvimento de Tenente Portela”, finalizou Ercílio.

Mesmo com a intensidade das chuvas, estradas recebem grandes melhorias