Cultura - Quarta-feira, 30 de Março de 2016

CRAS comemora 10 anos e inaugura nova sede

O CRAS – Centro de Referência da Assistência Social de Tenente Portela foi criado no ano de 2006 e de lá para cá foram centenas de pessoas e famílias beneficiadas com as diversas atividades, programas, projetos e ações realizadas ao longo destes 10 anos.

No início, o serviço era desenvolvido em uma sala improvisada junto a sede administrativa da Secretaria de Assistência Social, no ano seguinte mudou-se para um amplo espaço, mas que por sua localização e estrutura física antiga já não mais comportava as atividades e também não obedecia as exigências legais, foi então que no final do ano passado iniciou-se a busca por um novo espaço.

Conforme a Secretária de Assistência Social, Salete Bettio Sala, foi necessário um grande planejamento para que se viabilizasse um novo espaço para o CRAS, “primeiramente foi preciso viabilizar os recursos disponíveis para que pudéssemos buscar um novo espaço para fazer as adequações e os investimentos necessários, e segundo, teríamos que encontrar um local amplo como o antigo e que atendesse todas as necessidades do Centro”, destacou Salete.

A nova sede foi definida, sendo totalmente reformada, com uma área de 423m², no centro da cidade, e próxima a sede administrativa da Secretaria. São nove salas disponíveis para os diversos serviços prestados pelo CRAS, como oficinas de música para os programas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Sala de Corte e Costura, curso de Manicure, Pedicure e Cabeleireiro, oficina de artesanato, pintura e bordado, mini auditório, espaço para cursos do Pronatec, sala de reuniões, sala da Assistente Social e da Psicóloga, Sala de Administração, Almoxarifado, Recepção, banheiros e o saguão. Ainda, uma cozinha de aproximadamente 70m² para atender os usuários e para cursos de culinária, padaria e confeitaria. Alguns destes espaços são climatizados.

A nova sede do CRAS, localizada na rua Luís Carlos Schepp, número 142, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, 30 de março, e contou a presença de autoridade locais, ex-prefeitos, ex-secretários e ex-servidores que contribuíram com o CRAS, além do Prefeito Elido João Balestrin, do vice Polaco e atuais secretários e vereadores do município.

A Assistente Social e Coordenadora do CRAS, Tatiane Gasparini destaca que nestes 10 anos, muitas pessoas receberam atenção do Centro, “nesta década, desenvolvemos em torno de 210 cursos e grupos, foram aproximadamente 5 mil pessoas atendidas, muitas destas pessoas atualmente sobrevivem com a renda obtida através dos nossos cursos”, destacou Tatiane.

Conforme o Prefeito Elido Balestrin, o CRAS já mudou a vida de muita gente, e é por isso que merece os investimentos feitos, “nosso compromisso é esse, de investir para que a nossa comunidade tenha uma melhor qualidade de vida, em todos os setores que investimos temos este propósito, assim estamos fazendo com o CRAS, é uma alegria poder estar inaugurando este novo espaço”, finalizou o prefeito Elido.

CRAS comemora 10 anos e inaugura nova sede