Educação - Terça-feira, 12 de Abril de 2016

Portelenses conquistam 20 medalhas de ouro em Campeonato Mundial de Taekwondo e Hapkido

Entre os dias 09 e 10 de abril aconteceu na cidade de Curitiba-PR, o XXIV Campeonato Mundial de Taekwndo e XIII Campeonato Mundial de Hapkido, através da Federação Internacional da modalidade.

Aproximadamente 2.000 atletas de 24 países participaram do Campeonato que na solenidade de abertura contou com a presença do Governador do Estado, Beto Richa e o Prefeito da cidade, Gustavo Bonato Fruet. A banda do Quartel Militar fez apresentações cantando o Hino do Brasil e da Coréia.

a Escola Educar de Artes Marciais esteve presente com uma delegação de 41 alunos dos municípios de Derrubadas, Barra do Guarita, Dois Irmãos das Missões, além de Tenente Portela.

Foram 17 alunos portelenses participantes, conquistando 20 medalhas de ouro, entre disputas individuais e por equipe, fórmula e luta em diversas categorias. o aluno Luis Carlos da Silva esteve participando pela primeira vez, e já conquistou medalha, ele comenta a sua participação, "tive uma participação muito boa, não esperava uma medalha e acabei conquistando o terceiro lugar na minha primeira participação, vou continuar me dedicando para conquistar mais medalhas", disse Luis Carlos. Já o aluno Angel Gabriel Fagundes dos Santos participou pela segunda vez, e trouxe mais uma medalha "gostei da minha participação, conquistei o 3º lugar na fórmula, quero continuar treinando e buscar melhorar sempre", destacou Angel. Um colecionar de medalhas é o aluno Diego Gihl, que disputa o campeonato desde a primeira participação da Escola Educar, no ano de 2012, e sempre trouxe na bagagem ao menos uma medalha, "este ano consegui duas medalhas, uma de prata individual e uma de ouro por equipe, vou seguir treinando sempre em busca do primeiro lugar", disse o aluno Diego.

Conforme o coordenador da Escola Educar de Artes Marciais, professor Mestre Luis Carlos Pimentel, o Iti, a participação neste campeonato de alto nível é bom, serve como incentivo, mas isso não é o principal objetivo da escola, "o que mais prezamos é a disciplina, o Taekwondo prega isso, disciplina, as competições servem como motivação, incentivo a continuidade da prática do esporte, mas o que mais queremos é formar bons cidadãos.

A Escola Educar de Artes Marciais existe desde o ano de 1989, atualmente está inserida em sete municípios, atendendo mais de 1400 alunos. Em Tenente Portela o projeto atende 120 alunos da redes municipal e estadual de ensino, e não há custo algum para os alunos, pois um convênio da Escola com o Município, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto possibilita esta gratuidade.

Conforme o Prefeito Elido João Balestrin, a Escola Educar desenvolve um excelente trabalho há muitos anos no município, o município investe por ser um trabalho sério, "é um excelente trabalho o que a Escola Educar de Artes Marciais faz, e merece todo o nosso apoio, porque projetos como este formam cidadãos", destacou o Prefeito.