Educação - Quinta-feira, 14 de Abril de 2016

Formada a primeira turma da Patrulha Ambiental Mirim

Na noite da quarta-feira, 13, nas dependências do Auditório do Centro Cultural de Tenente Portela ocorreu a formatura da primeira turma de alunos do Programa de Educação Ambiental “Patrulheiro Ambiental Mirim”, coordenados pela Brigada Militar, através do 2º Grupo de Polícia Ambiental. Foram 25 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ayrton Senna que participaram do programa, que teve como responsáveis o Sargento Fabio Cesar Carlin e a Soldado Raquel Pereira da Silva.

A turma foi formada no dia 23 de abril de 2015, e no período de um ano os alunos participaram de aulas teóricas e práticas, passeios de estudo e reuniões onde aprenderam noções de flora e fauna, poluição, ecossistemas, água, separação e reaproveitamento dos resíduos, cidadania ambiental e ordem unida.

A solenidade de formatura contou com a presença do prefeito Elido João Balestrin, da Secretária de Educação, Cultura e Despoto, Geni Kasper Carboni, da vereadora Marcia Mueller Medeiros, do Capitão Paulo Roberto do Nascimento da 3ª Companhia Ambiental de Santa Rosa, do Sargento Fabio Cesar Carlin do 2º Grupo de Polícia Ambiental de Três Passos, Sargento Adelar Bianchini do comando da Brigada Militar de Tenente Portela, do professor Tiago Wollmann, diretor da Escola Ayrton Senna, do Senhor Telmo João Rosa Lopes, Diretor do Parque Estadual do Turvo, pais, professores, familiares e comunidade portelense.

Após a entrega dos certificados aos alunos e também à pessoas que colaboraram com o programa, ocorreu os pronunciamentos, onde a Secretária de Educação, Geni Carboni, destacou o empenho da vereadora Macia em trazer o programa para Tenente Portela e enfatizou o desejo de ter mais uma turma no município, “vou dizer aqui o que já informamos ao Comando Ambiental da Brigada Militar, através de um ofício, que queremos sim que o programa Patrulha Ambiental Mirim forme mais turmas em Tenente Portela”, ressaltou a Secretária Geni. Em seguida o Prefeito Elido reforçou este pedido e destacou que o Município é parceiro de ações como estas, “estamos a disposição da Brigada Militar para que novas turmas sejam criadas, sempre seremos parceiros de ações como esta, pois aqui estão sendo formados bons cidadãos, como educador também vejo como fundamental estas atividades para o desenvolvimento de nossa comunidade”, disse o prefeito Elido. Por fim, o Capitão Nascimento falou em nome da Brigada Militar, “é um grande prazer poder participar desta formatura, em uma cidade onde trabalhei como soldado da Brigada Militar e hoje estou aqui representando o Comando Ambiental, que tem um papel fundamental no combate ao abuso contra o meio ambiente, e são ações como estas, programas com crianças, que podemos prevenir prejuízos futuros”, destacou o Capitão Nascimento.

Após a cerimônia os presentes participaram de um coquetel de confraternização.

Formada a primeira turma da Patrulha Ambiental Mirim