Educação - Quarta-feira, 20 de Abril de 2016

4ª Mostra da Agrobiodiversidade acontece hoje na Praça do Índio

Teve abertura na manhã desta quarta-feira, 20, e transcorrerá durante todo o dia a 4ª Mostra da Agrobiodiversidade de Tenente Portela – Sabores e Saberes da Nossa Terra – tendo como local a Praça Tenente Portela, popular Praça do Índio.

O evento é organizado pela Emater/RS Ascar, Conselho de Missão Indígena – Comin, Prefeitura Municipal e Associação do Agricultores Guardiões da Agrobiodiversidade de Tenente Portela – Agabio, e tem como objetivo a mostra, comercialização e troca de produtos orgânicos, sementes crioulas e alimentos naturais. Os agricultores integrantes da Agabio cultivam de forma tradicional e orgânica os mais diversos produtos agrícolas para a alimentação humana, como mandioca, milho, feijão, pipoca, batatas, amendoim, abóbora, cebola, cenoura, dentre outros, além da produção de pães, bolos, bolachas, doces, melado, geleias e mel, tudo a base de produtos orgânicos.

A comunidade indígena também participa ativamente da mostra, trazendo, além dos produtos agrícola, dos alimentos produzidos de acordo com seus costumes, mas também o artesanato rico e diversificado que é uma grande marca desta comunidade.

Escolas estaduais e municipais também compuseram a Mostra, trazendo trabalhos desenvolvidos dentro do tema, e com a produção das cooperativas escolares. Ao todo, 12 tendas ocuparam a Praça do Índio.

A abertura oficial contou com a presença de representantes dos organizadores e autoridades locais. O prefeito de Tenente Portela, Elido Balestrin, elogiou o trabalho e a dedicação dos agricultores em manter o cultivo tradicional e orgânico, “parabéns aos organizadores, mas de forma especial aos agricultores que dedicam-se em cultivar produtos orgânicos e saudáveis, mantendo a tradição. Parabéns também as Escolas que estão mostrando seus trabalhos”, destacou o Prefeito.

4ª Mostra da Agrobiodiversidade acontece hoje na Praça do Índio