Educação - Terça-feira, 26 de Abril de 2016

Escola Municipal desenvolve projeto sobre combate ao mosquito Aedes Aegypt

Escola Municipal desenvolve projeto sobre combate ao mosquito Aedes Aegypt.

Combater o Aedes Aegypt é uma tarefa simples. Mas, justamente por isso, acaba caindo no esquecimento, o que tem feito com que o mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e o zika virus se prolifere cada vez mais. Os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arcelino Soares Bueno, localizada no Bairro Operário, em Tenente Portela, estão trabalhando para mudar essa realidade na comunidade local, através de orientação aos alunos do que é dengue, febre chikungunya e zika, como o mosquito se reproduz, os sintomas das doenças e, principalmente, o que fazer para combatê-lo.

De forma lúdica as crianças confeccionaram uma réplica do mosquito em material reciclável, onde dessa forma houve uma união de aprendizagens, pois trabalharam não somente a promoção da saúde em relação ao mosquito, como também a questão da reciclagem do lixo, de forma a reforçar a educação ambiental dos alunos.  Segundo a professora Paula Schwaab, como o projeto se estenderá até o final do ano letivo os alunos terão a oportunidade de estarem aprendendo muito mais a respeito da questão, estarão de forma prática construindo seu aprendizado. Em conjunto com a turma a professora pretende produzir uma receita de repelente caseiro que será útil aos alunos na prevenção da doença não somente na escola como também no seu ambiente familiar. No aspecto lúdico irão confeccionar um jogo de memorização sobre as doenças e o mosquito, a professora ainda salienta que deseja fazer com que seus alunos do 3º ano possam ser instrumentos que estejam repassando o aprendizado adquirido com o projeto para todo o âmbito escolar. Em relação a comunidade que a escola compreende, a professora juntamente com a turma pretende realizar visitas não para averiguar as residências que não estão tendo os devidos cuidados, mas sim para parabenizar e presentear com um mimo confeccionado pela turma àquelas residências que estão tomando os cuidados necessários para auxiliar na extinção do mosquito e de suas larvas.

Nossa finalidade com a realização deste projeto de prevenção contra o mosquito é transformar estas ações desenvolvidas na escola em hábitos e atitudes diárias, não somente nas crianças, bem como nas famílias envolvidas com a comunidade escolar.