Educação - Sexta-feira, 17 de Junho de 2016

União dos Escoteiros do Brasil realizou reunião de apresentação

Uma vez apresentado o movimento escoteiro para a atual Secretária de Educação do município de Tenente Portela, Sra. Geni Kasper Carboni, iniciaram–se as tratativas, com a União dos Escoteiros do Brasil – Rio Grande do Sul, no sentido de marcar uma data para realizar a palestra informativa sobre o movimento escoteiro para a comunidade local.

Nos dias 07 e 08 do corrente mês a funcionária da União dos Escoteiros do Brasil, Renata Dengaten, esteve em nossa cidade para realizar a divulgação e entrega de convites para a palestra  nas escolas do município.

A palestra realizada no dia 14/06 no Centro Cultural, teve como objetivo explanar um pouco sobre a historia de escotismo que, foi fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos.

A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

No mundo todo temos o mesmo sistema de valores e somos guiados por nossa Lei e Promessa Escoteira – normas que regem nossas atitudes e nos incentivam a ser ainda melhores: com as pessoas, natureza e animais. Desenvolvemo-nos em meio à diversão.

Proposta Educativa: Fundamentado em uma proposta educativa própria, o Movimento Escoteiro alcança seu propósito por meio da aplicação do Método Escoteiro e do Projeto Educativo, estimulando as capacidades e interesses da cada jovem. É assim que o Escotismo garante jovens motivados, comprometidos e, mais do que isso, em constante desenvolvimento. O Método Escoteiro é composto por: vida em equipe, aprender fazendo, aceitação da lei e da promessa, desenvolvimento pessoal com orientação individual, atividades progressivas atraentes e variadas.

Por fim, apresentou-se dois depoimentos  dos Srs. Celestino Antes e  André Stürmer , sobre sua vivência no movimento escoteiro na década de 80 quando havia nesta cidade o Grupo  Escoteiro Parí.

Para iniciar a organização do Grupo em Tenente Portela, indagou-se aos pais presente sobre qual opinião nesse sentido, e que caso positivo seriam necessários três voluntários nessa organização. Para nossa satisfação e imensa felicidade, pudemos contar com cinco adultos que estão engajados nesse compromisso.

Mais informações podem ser obtidas pelo email renata@escoteirosrs.org.br

União dos Escoteiros do Brasil realizou reunião de apresentação