Obras - Sexta-feira, 17 de Junho de 2016

Secretaria de Desenvolvimento Rural realiza curso sobre criação de peixes

Ocorreu nesta semana, entre os dias 14 e 16, um curso de Criação de Peixes em Água Doce, promovido pela Prefeitura Municipal de Tenente Portela, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com o Senar-RS.

O curso contou com a participação de produtores rurais que já cultivam peixes, os que estão começando e também os que estão interessados em iniciar esta atividade, além dos técnicos da secretaria. Foram desenvolvidas aulas teóricas e práticas, com visitação em propriedades de produtores. No conteúdo foram abordados temas como implantação e manejo de açudes, cadeia alimentar, cuidados e qualidade da água, alimentação e sanidade dos peixes, preparo dos viveiros, viabilidade econômica, dentre outros. O curso foi ministrado pelo professor do Senar, Miguel Stahl.

Conforme o Secretário de Desenvolvimento Rural, Ercílio Neckel, a secretaria se empenhou em implantar um Programa Municipal de Piscicultura para incentivar e poder apoiar a ampliação do número de produtores de peixes, e o resultado foi excelente, “há pouco mais de um ano nós criamos o Programa Municipal de Piscicultura, era um plano de governo do Prefeito Elido, e dentro deste pouco tempo nós conseguimos aumentar mais de 100% o número de produtores”, disse o Secretários Ercílio, que fez questão de destacar também o grande aumento da produção de peixes no município, “neste período passamos de pouco mais de 100 toneladas de peixe para mais de 450 toneladas por ano”, destacou.

Hoje há em Tenente Portela um grupo organizado de 16 produtores que pretendem, em breve, criarem uma associação. Estes produtores recebem apoio do Município, através do Programa, como horas de máquinas para abertura de açudes e estradas, encascalhamento, cursos, visitas técnicas, além do acompanhamento técnico por partes dos profissionais Rovani Jaguszwwski e Sandro Beck que são Técnicos Agrícolas e do Engenheiro Agrônomo Gervásio Kaufmann, além do apoio do Departamento de Meio Ambiente, da Emater e do Sindicato Rural.

Cabe destacar ainda que neste sábado, 18, ocorre o 1º Jantar do Peixe, organizado pelo grupo de produtores e que acontecerá no Salão Comunitário do Distrito de Daltro Filho. Na oportunidade a Administração Municipal estará entregando cinco aeradores para açudes, que serão utilizados pelos produtores.