Educação - Sexta-feira, 24 de Junho de 2016

Reunião de estudos trabalha o cooperativismo nas escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, juntamente com o Programa a União Faz a Vida, proporcionou aos Gestores das Escolas Municipais Ayrton Senna, Arcelino Soares Bueno, Marcílio Dias e também a APAE de Tenente Portela, um encontro de estudos e fortalecimento das cooperativas escolares existentes no município. Na oportunidade, o Professor e Mestre Everaldo Marini, da cidade de Nova Petrópolis, que também é um pesquisador e coordenador de Projetos, participou como orientador do encontro. O mesmo destacou a importância na aprendizagem dos educandos envolvidos nas cooperativas escolares, “o aprendizado vai além do produto, trabalhamos também sobre princípios básicos do cooperativismo como a Educação Financeira, Empreendedorismo e Liderança”, ressaltou. Além disso, o trabalho envolveu a orientação dos gestores sobre a parte legal do funcionamento e o bom andamento das Cooperativas Escolares.

Participaram também da reunião, a Coordenadora Regional do Programa A União Faz a Vida/SICREDI, Josy Mankowski, Professores da FAI Faculdades Itapiranga, Rosi Maria Prates, Daiana Raquel Paschoali e Maria Preis Welter, que prestam assessoria nos Projetos das Escolas municipais, e a Assessora da Central SICREDI Sul, Cristiane Biscaíno. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Geni Kasper Carboni, as cooperativas escolares são um diferencial para a aprendizagem do aluno, “além de formar lideranças através das Cooperativas, há um retorno positivo dos professores, nos diferentes olhares pedagógicos, melhorando a qualidade na aprendizagem dos educandos”, destaca Geni.