Obras - Quarta-feira, 09 de Novembro de 2016

Construção da Sede do Programa Reconstruir garantirá espaço adequado para atendimento

O programa tem a parceria do Banco Santander

As obras de construção da sede do Programa Reconstruir de Tenente Portela estão em ritmo acelerado. A estrutura de mais de 130m² está sendo edificada paralelo ao prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Serão aplicados no local mais de R$ 134 mil, recursos oriundos do programa que tem a parceria do Banco Santander.

De acordo com o Departamento de Engenharia da Prefeitura Municipal, a obra é composta por dois prédios, um de 50m² que servirá como sala de reuniões e auditório e outro de 81,9m² onde será instalada a sede do programa Reconstruir, possibilitando espaço adequado para o atendimento de psicólogos, assistentes sociais e advogados. Segundo o Engenheiro Eliandro Tiecker, responsável pela obra, o prédio da sede foi planejado para ser ampliado com um segundo andar.

O principal objetivo do Programa Reconstruir em Tenente Portela é de atender a Crianças e Adolescentes que tenham passado por alguma violação de Direito, com a finalidade de restaurar os vínculos familiares, reparando quaisquer danos físicos ou psicológicos causados pela violação. Portanto, o público alvo do programa de atendimento são crianças e adolescentes vítimas de negligência e/ou violação de direitos e seu agente violador, ou seja, a família.

Um dos principais problemas diagnosticados em Tenente Portela foi a negligência, acompanhada de maus tratos, ocorrido como violência física, psicológica e situações de abandono. "Através do diagnóstico realizado em 2014 foi possível notar que esse problema surge pelas fragilidades dos vínculos afetivos, pela pobreza, falta de emprego, alcoolismo e outras drogas intrafamiliares e extrafamiliares, causando dessa forma prejuízos as crianças e adolescentes como baixo rendimento escolar, pequenos furtos, drogadição, uso de álcool, tabagismo e mudança de comportamento", explica a Psicóloga Haline Morceli Hasse.

Em um ano e meio de funcionamento, o programa já atendeu a 116 casos, sendo que mensalmente é realizado acompanhamento a aproximadamente 20 crianças ou adolescentes e suas respectivas famílias. "Esse trabalho proposto pelo projeto gera uma articulação com toda a rede do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes do município, sendo ela composta por pelo COMDICA, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social/CRAS/CREAS/Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Escolas Municipais e Estaduais, APAE, Psicóloga, Fonoaudióloga e demais profissionais da Secretaria de Educação, AABB, Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, ESFs, NASF, CEO, Vigilâncias e demais setores necessários, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Brigada Militar, Delegacia de Polícia, Ministério Público, Fórum, Defensoria Pública, Pastoral da Criança, Escolinhas de Futebol e todos os serviços que se fazem necessários para a manutenção da saúde como um todo de crianças e adolescentes atendidas pelo Programa Reconstruir", detalha Haline.

As obras da Sede do Programa Reconstruir que iniciaram no dia 08 de agosto têm data prevista para conclusão em 07 de fevereiro de 2017. Atualmente o programa funciona em um prédio alugado.