Obras - Sexta-feira, 05 de Maio de 2017

Município interdita pontes e passagem de bueiros em Tenente Portela

Departamento de Engenharia da prefeitura Municipal de Tenente Portela interditou uma ponte e a passagem de bueiros em cinco localidades do interior. A medida foi tomada devido ao elevado índice pluviométrico que foi registrado no município no mês de abril, causando enxurradas e aumento do nível de rios e lajeados, atingindo as estruturas.

De acordo com os engenheiros, a ponte que liga os municípios de Tenente Portela e Derrubadas sobre o Lajeado Leão foi interditada e dois dias depois desabou, impossibilitando a passagem de veículos e pedestres. Segundo o prefeito Clairton Carboni, o município foi contemplado com recursos oriundos da Defesa Civil para a construção de uma nova ponte em concreto, nas normas exigidas pelo DNIT.

Outra ponte que foi destruída pelas forças das águas foi na estrada que liga a comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ao município de Derrubadas, sobre o Lajeado Pinhalzinho. Para esse local o governo federal não destinou recurso para a recuperação, porém, os municípios de Tenente Portela e Derrubadas irão destinar verbas para a reconstrução da ponte de madeira destruída.

A estrada que liga a comunidade do Marco da Pedra às localidades de 8 de Março e Nossa Senhora de Lourdes também está bloqueada frente aos danos causados pela chuvas no bueiro localizado no caminho. Conforme Carboni, assim que for emitido o laudo final de engenharia, um novo projeto será elaborado e esse bueiro será recuperado, buscando alternativas para que as enxurradas não afetem a sua estrutura.

O prefeito pede para que a comunidade atente as orientações que foram dadas pelo Departamento de Engenharia a fim de evitar que possíveis acidentes venham a acontecer. “Nós estamos trabalhando para liberar em breve todas as estradas. Já temos um levantamento de todos os bueiros e estradas do município e vamos trabalhar para garantir segurança e maior qualidade na trafegabilidade pelo interior, proporcionando agilidade no escoamento da produção e nos deslocamentos de nossos agricultores”, disse Carboni.

8 de março / Marco da Pedra

Linha Dalabrida - lageado Burro Magro