Educação - Terça-feira, 23 de Maio de 2017

Rede Municipal de Ensino Participa de Oficina

OFICINA COM A REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E NOTA FISCAL GAÚCHA

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Secretaria Municipal de Finanças de Tenente Portela, juntamente com o Programa A União Faz a Vida realizou no Centro Cultural, dia 19 de maio de 2017, no turno da tarde, uma oficina sobre Educação  Financeira  e  Nota Fiscal Gaúcha, para Diretores e Professores da Rede Municipal , tendo como palestrante o Professor Adilson Fabris da FAI/Faculdades de Itapiranga SC. No decorrer desta oficina, foram feitas várias dinâmicas com Diretores e professores presentes  para diagnosticar o perfil financeiro de cada um, frizando sobre a importância de  planejar para se ter uma vida financeira organizada, determinando seus sonhos/projetos a curto, médio e longo prazo. Num segundo momento o Professor Adilson Fabris ressaltou  a importância de participar do Programa da Nota Fiscal Gaúcha, sendo que através deste programa os cidadãos acumulam pontos sempre que solicitarem a inclusão do número do seu CPF no documento fiscal no momento de suas compras em estabelecimentos participantes. Os pontos serão convertidos em bilhetes que possibilitam a participação em sorteios mensais. Além do cidadão também estar auxiliando entidades  sociais habilitadas no programa, das áreas da educação, saúde, trabalho e desenvolvimento social, a receber repasses de recursos do Estado.

Segundo o GEFIM - Grupo de Educação Fiscal Municipal, para que o município possa cumprir com suas obrigações sociais perante a população, precisa obter recursos que atendam às necessidades públicas e o meio principal da obtenção de receitas é exatamente o pagamento de tributos pelos cidadãos. Assim toda vez que você deixar de exigir a Nota Fiscal nas suas compras, quem perde é você e sua cidade, o ICMS deixa de ser arrecadado e não retorna para seu município.

Rede Municipal de Ensino Participa de Oficina