Obras - Quinta-feira, 25 de Maio de 2017

Prefeito Carboni decreta situação de emergência em Tenente Portela

Devido a enxurrada que atingiu o município, foram contabilizados danos na infraestrutura viária

Prefeito Carboni decreta situação de emergência em Tenente Portela

Devido ao alto índice pluviométrico registrado no município de Tenente Portela e as previsões climáticas de maior intensidade de chuva, o prefeito Clairton Carboni decretou situação de emergência no dia 19 de maio. Através do Decreto 145/2017 são expostos os motivos levados a essa decisão e algumas medidas a serem adotadas para tratar os casos mais urgentes. Nesta quarta-feira, 24 de maio, o Coordenador Regional da Defesa Civil Major Sérgio Bitencourt, acompanhado do Sargento Edson Cervi Correa, visitaram o município para fazer uma avaliação dos danos causados pela intempérie.

Segundo o chefe do executivo, o excesso de chuva afetou  a infraestrutura   do município, em especial pontes, bueiros e estradas prejudicando o escoamento da produção, o transporte escolar, e também  o transporte de pessoas residentes no meio rural que necessitam de assistência médica e deslocamentos diários. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Emater e o Departamento de Engenharia efetuaram um levantamento detalhado da situação e informaram significativos prejuízos na infraestrutura na zona rural, bem como perdas na agricultura e na pecuária.

Conforme levantamento efetuado pela Emater, os danos causados nas lavouras somam o montante de R$ 1.845.000,00. O Departamento de Engenharia identificou aproximadamente R$ 700.000,00 em danos causados em pontes e bueiros, sem somar os estragos causados nas estradas.

Frente a essa situação e com a decretação da situação de emergência, a Defesa Civil estadual já efetuou o levantamento necessário e orientou o cadastramento das situações, imagens e localização dos danos no sistema do governo estadual, para o reconhecimento da Defesa Civil gaúcha da situação decretada.

Segundo o Major Bitencourt, o estado deve homologar em breve o reconhecimento da situação de emergência.

Clique aqui e acesse o DECRETO DE EMERGÊNCIA