Saúde - Sexta-feira, 07 de Julho de 2017

Dia D de vacinação contra HPV e Meningite C

Dia D de vacinação contra  HPV e Meningite C

No próximo dia 15 de julho acontecerá o dia D de vacinação contra  HPV e Meningite C para meninos entre 11e 14 anos e meninas entre 9 e 14 anos. Compareça no posto de vacinação mais próximo!

A Prefeitura Municipal de Tenente Portela por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento informa que encontram-se disponíveis as vacinas contra HPV para meninos  de 11 a 14 anos e para meninas de 9 a 14 anos. Já a vacinação contra Meningite contempla  meninos e meninas de 12 a 13 anos.

A vacina HPV antes ofertada somente para meninas na rede pública, está sendo disponibilizada para meninos de 11 a 14 anos, em duas doses com intervalo mínimo de 6 meses entre as mesmas. O objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a faixa etária gradativamente, até que em 2020 seja ofertada para meninos de 9 a 14 anos. Estudos realizados em países que já adotaram a vacinação em meninos mostram que a inclusão deste grupo contribui para a diminuição do Câncer de Colo de Útero e vulva nas mulheres já que diminui a circulação do vírus. Além disso, protege contra o câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais.

Para as meninas a vacina HPV já está disponível para a faixa etária entre 9 e 14 anos.

Já a vacina Meningocócica C antes disponibilizada para crianças de 3, 5 e 12 meses, agora ganha um reforço na adolescência e passa a ser administrada na faixa etária dos 12 e 13 anos. Até 2020 a vacina deverá estar disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos. A Meningite é uma doença grave que envolve o sistema nervoso, de rápida evolução e pode levar a morte.

Esta ampliação fortalece as ações de saúde na população feminina e masculina e possibilita a prevenção da ocorrência das doenças impactando positivamente na saúde da nossa população.

As vacinas estão disponíveis no ESF 01(Próximo a Brigada Militar) ESF 02 (Postão) e ESF 03( Próximo ao Fórum) de segunda a sexta-feira das 7:30 as 11:30 e das 13 as 17 horas, sendo necessária a apresentação da carteira de vacinação.

E no próximo dia 15, sábado estaremos realizando um dia de mobilização das 9 as 15 horas para vacinação contra o HPV e Meningite C para meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos. Compareça em um dos postos de vacinação ESF 1, ESF 2, ESF 3 e ESF 4 (Daltro Filho manhã das 9 as 11:30 e São Pedro tarde das 12:30 as 15 horas),  trazendo consigo a carteira de vacinação.

Ezequeile Muller   Cristiane Feyth

Enfermeira responsável  Secretária de Saúde e Saneamento