Obras - Quinta-feira, 31 de Agosto de 2017

Viagem á Nova Petrópolis - Alunos das Cooperativas Escolares de Tenente Portela

Viajem á Nova Petrópolis - Alunos das Cooperativas Escolares de Tenente Portela

•  No dia 29/08 as Cooperativas Escolares do Município de Tenente Portela , CEAAL – Cooperativa Escolar do Alto Alegre, COOPERSENNA – Cooperativa Escolar Ayrton Senna , COOPERASB – Cooperativa Escolar Arcelino Soares Bueno, As Direções das Respectivas Escolas e as Professoras Coordenadoras das Cooperativas, Diretoria das Cooperativas ( 10 Alunos de cada Cooperativa ), a Secretária Municipal de Educação, as Coordenadoras do Programa a União Faz a Vida da Secretaria Municipal de Educação, Professora da FAI, Representante da Sureg – Sicredi, visitaram o município de Nova Petrópolis - O Berço do Cooperativismo onde  na chegada foram recepcionados pela  Casa Cooperativa, após foram até a Escola Bom Pastor,  aonde foram  recebidos pelo Professor Everaldo Marini – Doutor em Cooperativismo , que presta assessoria às nossas Cooperativas Escolares e pelo Presidente da COOEBOMPA – Cooperativa Escolar Bom Pastor a Primeira Cooperativa Escolar do Brasil, esta é uma cooperativa do Ensino Médio, sua trajetória e objetos de aprendizagem que já desenvolveram, na sequência teve a apresentação da Federação das Cooperativas – Fecoopes Pioneira apresentada pela sua Presidente que explanou atribuições e ações da Federação.Na parte da tarde ainda na Escola Bom Pastor apresentou-se a COOEBOMPA JÚNIOR a cooperativa Escolar do Ensino Fundamental ,todas as apresentações foram realizadas pelos Alunos  integrantes das cooperativas, principalmente pelas Diretorias Presidente, vice- presidente, Secretário, Tesoureiro... Após foi visitada uma Escola Municipal de Ensino Fundamental  Pedro Beck Filho ,no Vale do Caí no interior de Nova Petrópolis, para conhecer a COOPERBECK – Cultivando Saberes, aonde o Objeto de Aprendizagem é o Cultivo de Chás e Flores.Em 2014, visitamos Nova Petrópolis com os Diretores das Escolas Municipais de Tenente Portela e de lá para cá temos 3 Cooperativas Escolares em funcionamento em nosso Município. A Secretária Municipal de Educação Prof. Irinéia Koch Lena, ressaltou a necessidade de formar indivíduos que possam se identificar com os seus semelhantes nos ambientes educacionais, se faz necessário fortalecer as práticas de convivência, compreendendo-as não apenas como temas, mas como ações incorporadas na vida cotidiana das crianças e adolescentes. Por isso, o fomento  à cooperação e ao diálogo entre os indivíduos que compõem um grupo social deve ser enfatizado, pois tais ações podem ser consideradas como experiências mediadoras que possibilitam a construção de comportamentos solidários.