Obras - Quinta-feira, 31 de Agosto de 2017

Secretaria de Desenvolvimento Rural trabalha ativamente na recuperação de estradas

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural vem desempenhando um importante trabalho de recuperação nas estradas. Os serviços se concentram em reconstruir as vias, abaulando-as, abrindo as sarjetas e corrigindo os percursos de escoamento pluviométrico. Apesar destes serviços demandarem maior tempo, a pasta segue realizando trabalhos emergenciais, como tapa buracos e eliminação de atoleiros.

De acordo com o Secretário Mauro Ludwig, após as constantes chuvas que findaram no mês de junho, as máquinas foram concentradas na solução de problemas emergenciais ligados diretamente ao escoamento da produção e em seguida deu-se início a reconstrução de estradas, corrigindo os desníveis, aplicando cascalho e redesenhando e limpando sarjetas. "Esse trabalho já foi realizado nas estradas de Linha Broetto e arredores do Parizinho, em parte do Distrito de Braço Forte, e nas comunidades de Barra da Fortuna e Linha Baungartner (proximidades do Rio Turvo)", lembra Ludwig.

Além disso, os altos índices pluviométricos registrados em maio e junho destruíram dezenas de bueiros e pontes. Houve o registro de danos em vários outros locais, alguns que já foram reparados e outros que serão realizados nos próximos dias. Segundo os dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural, excluindo as reformas, já foram construídos 25 novos bueiros nas estradas portelenses. "Nesse momento, estamos concentrando os trabalhos na construção de bueiros importantes para o escoamento da produção rural e na sequência estaremos concluindo as estrada da localidade de Alto Azul", indicou o chefe da SDR.

Outros trabalhos destacados pelo Secretário Ludwig foram realizados em Gamelinhas, Alto União, Capitel Santo Antônio, Alto Alegre, Alto Cordeiro de Farias e Daltro Filho, através do nivelamento e cascalhamento de pontos mais críticos. No primeiro trimestre deste ano também foram realizados trabalhos com motoniveladora na estrada que liga a cidade ao Distrito de São Pedro, e este a comunidade de Pinhalzinho, além de beneficiar as comunidades de Lajeado Leão e São Luiz. "Nosso cronograma prevê a concentração das atividades nos próximos dias na Perimetral e depois São Pedro, Alto Alegre, Braço Forte e Gamelinhas, fazendo esse trabalho de aberturas de valetas, abaulamento e cascalhamento de toda a via", enfatizou Ludwig.

O prefeito Clairton Carboni destacou que apesar das dificuldades impostas pelo clima chuvoso deste ano, alguns objetivos já estão sendo alcançados, que é construir estradas com qualidade e maior durabilidade. "Confiamos no trabalho do Secretário Mauro, do Diretor de Infraestrutura Rural Valdir Domingos Bertoldo e dos funcionários da Secretária de Desenvolvimento Rural. Sabemos das dificuldades em alguns locais, mas estamos trabalhando ativamente para sanar todos os problemas e levar mais segurança e qualidade para os nossos agricultores", salientou o chefe do executivo.

Além dos trabalhos citados, ainda foram destinadas 30h de máquina para atendimento a comunidade indígena, nos setores do ABC e KM 10.