Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017

Prefeito Assina Convênios para Programas de Fomento a Agricultores Familiares de Tenente Portela

Nesta segunda-feira, 16 de outubro, o prefeito de Tenente Portela, Clairton Carboni, esteve em Porto Alegre, assinando dois convênios com o Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo e o coordenador da Consulta popular da Secretaria Marcos Duarte, para a realização de projetos de correção, recuperação e manutenção do solo e para projetos de apoio a cadeia produtiva do leite. Os convênios firmados, juntos, somam o montante de aproximadamente R$ 100 mil, provém da implementação das demandas da Consulta Popular.

Conforme o primeiro documento firmado, serão destinados recursos para a aquisição de 17.600 kg de Aveia, 4.400kg de Ervilhaca e 1.760kg de Nabo Forrageiro. A meta do convênio é beneficiar agricultores familiares proporcionando o aumento na produtividade e maior renda para propriedade rural. Do valor total investido, R$ 61.503,79 são oriundos do governo do estado e R$ 5.012,00 representam a contrapartida da municipalidade. Já o segundo convênio, prevê o incentivo a cadeia produtiva de leite, através da aquisição de 828 sacas de adubo  e 276 sacas de ureia. Do capital a ser investido, R$ 39.138,78 advém da Secretaria de Agricultura do Estado e R$ 4.201,00 sairão dos cofres do município.

O prefeito Carboni salientou que o município está em constante contato com os governos federal e estadual, em busca deste tipo de projeto, que vai beneficiar dezenas de pequenos agricultores e produtores de leite. "Nós temos uma preocupação muito grande em proporcionar condições para o aumento da produção e da renda das famílias de agricultores, e, convênios como estes celebrados com a Secretaria de Agricultura, fazem parte também do empenho da administração e da comunidade, que nos ajuda, integrando-se aos conselhos e participando dos processos de participação popular", destacou Carboni.

A soma total de recursos angariados junto ao governo do estado é de R$ 100.642,57 e uma contrapartida total de R$ 9.213,00, representando um investimento total de R$ 109.855,57 na agricultura familiar de Tenente Portela.