Saúde - Terça-feira, 14 de Novembro de 2017

Secretaria de Saúde realiza pedágio sobre diabetes e câncer de próstata

Novembro Azul

Secretaria de Saúde realiza pedágio sobre diabetes e câncer de próstata

Saúde merece atenção o ano todo! Mas este mês é especial para dedicar atenção especial à saúde dos homens. Em alusão ao Novembro Azul, a Prefeitura Municipal de Tenente Portela, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou na manhã de terça-feira 14/11 um pedágio no centro da cidade, com o objetivo de estimular os homens a realizar exames preventivos. Esta ação contou com  a participação  da Associação dos Diabéticos Quatro Frentes do Vale do Alto Uruguai Ten.Portela/RS.

A Secretária de Saúde Cristiane Fethy  disse que, a campanha "Novembro Azul"  tem a intenção de chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que no Brasil, é o segundo mais comum entre os homens. “ O recomendado é que a partir dos 50 anos, já se faça o exame anual como forma de prevenção” , alertou a Secretária.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

Os agente de Saúde entregaram aos motoristas um porta-lixo para o carro, dentro,  folhetos informativos da Campanha Novembro Azul, prevenção a Diabetes e da Campanha de combate a Dengue.

A Secretaria de Saúde confeccionou algumas camisetas, que foi entregue aos integrantes do grupo de Diabéticos, lembrando o dia 14 de novembro, dia Mundial da Diabetes.