Educação - Terça-feira, 05 de Dezembro de 2017

Prefeitura de Tenente Portela Inicia as atividades do Programa Criança Feliz

A Secretaria de Assistência Social através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) está dando início as atividades do Programa Criança feliz, que beneficiará aproximadamente 100 famílias residentes neste município.

Esse programa visa o acompanhamento de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e BPC (Benefício da Prestação Continuada), que tenham crianças de 0 a 03 anos; crianças de 0 a 06 anos que sejam beneficiárias do BPC e também gestantes.   O programa foi criado a nível federal nos moldes do Programa Estadual PIM (Primeira Infância Melhor) que já existia no Rio Grande do Sul.

O programa parte do princípio de que se deve existir um maior acompanhamento da gestante e da criança na primeira infância, pois, é uma época de grande desenvolvimento e formação do cérebro da criança e da sua personalidade visando também ações intersetoriais: assistência social, saúde, educação, promoção de direitos e cultura.

Para a equipe, estimular as crianças corretamente desde o início é a melhor maneira de garantir o desenvolvimento integral infantil. Por isso, acreditamos no potencial do Programa na questão de educação, de valores, afetividade, e aprendizagem. Com isso, ganha a sociedade como um todo.

A equipe técnica é integrada por um comitê gestor, com representantes de três secretarias: Saúde, Assistência Social e Educação; uma supervisora com 20 horas e 03 visitadoras com 40 horas cada uma. As profissionais das equipes foram capacitados em diversas áreas do conhecimento, eacompanharão as famílias através de visitas domiciliares que serão semanais, quinzenais e mensais, de acordo com as necessidades de cada família.

Luisa Silva Barth, Secretária da Assistência Social, ressalta que os bairros referenciados foram: São Francisco, Operário, Renascer, Rubino Marroni, Isabel, Paludo e Verzeri, e enfatiza que todo o trabalho desenvolvido pelo Programa Criança Feliz acontece através do CRAS. O visitador vai enviar informações ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) que irá realizar os encaminhamentos necessários.

O CRAS de Tenente Portela, desenvolve suas atividades à Rua Luis Carlos Schepp, 142- ( Centro) e no Fone 3551-2874.