Educação - Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2017

Audiência Pública de Avaliação do Plano Municipal de Educação de Tenente Portela

AUDIÊNCIA PÚBLICA MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO BIENAL DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TENENTE PORTELA

Com a aprovação do Plano Nacional de Educação no ano de 2014, todos os municípios tiveram a incumbência de elaborar seus Planos Municipais de Educação no prazo de um ano. Sendo assim o Município de Tenente Portela construiu através de Audiência Pública e aprovou na Câmara Municipal de Vereadores a Lei Municipal nº 2300, de 17 de junho de 2015 do Plano Municipal de Educação de Tenente Portela.

O Plano Municipal de Educação é decenal, ou seja, vigora de 2015 a 2025 e é composto de 20 metas e cada meta possui suas respectivas estratégias que devem ser executadas dentro dos prazos previstos. Para isso o Plano passa por um processo de monitoramento anual e de avaliações bienais.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Tenente Portela esteve realizando na quarta-feira, dia 20 de dezembro de 2017, às 13:30 minutos, no Centro Municipal de Cultura Aurélio Porto, a Audiência Pública Municipal Bienal de Avaliação do Plano Municipal de Educação, com o objetivo de que toda a comunidade portelense, vereadores, professores Municipais, Estaduais e da APAE pudessem apreciar e avaliar a execução das metas, indicadores e respectivas estratégias do documento Base do Plano Municipal de Educação.

Neste período de dois anos, algumas metas e estratégias foram executadas, como por exemplo, na meta 1, que precisava universalizar até 2016 o atendimento de crianças de 4 e 5 anos na educação infantil e o nosso município conseguiu executar, atendendo 100% das crianças desta faixa etária.

Segundo a Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Irinéia Koch Lena, o Plano Municipal de Educação constitui-se como instrumento básico para melhorar a qualidade da Educação em nosso Município e foi construído com o objetivo de trabalhar havendo colaboração entre os entes Municipais Estaduais e Federais para que o mesmo seja executado.