Administração - Quinta-feira, 15 de Fevereiro de 2018

Secretaria de Saúde de Tenente Portela promove Curso de Qualificação para agentes de saúde

Para aperfeiçoar as práticas desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde do município de Tenente Portela, a Secretaria municipal de Saúde e Saneamento iniciou na manhã desta quinta-feira (15) no centro cultural a aula inaugural do curso de qualificação destes profissionais.

Além da presença maciça dos agentes de saúde do município, o ato inaugural contou com a presença do  prefeito municipal Clairton Carboni, a Secretária da Saúde Cristiane Feyth, o delegado regional de saúde Fernando Francisco Panosso, a gerente do Senac Cristiane Perosa, a coordenadora da atenção básica da 19º Nair Schunn e a presidente do conselho municipal de saúde Ivete Ulrich. Segundo a Secretária municipal de Saúde Cristiane, a qualificação profissional é uma prioridade da administração municipal, que não mede esforços para buscar parcerias para capacitar e melhorar o atendimento feito com a população através dos profissionais da saúde do município.

O prefeito Carboni ressaltou a importância do curso para os profissionais. “Esse curso é muito bom para ter uma qualificação e oferecer um melhor serviço para a população. É um orgulho trazer coisas boas para os profissionais da nossa cidade e ao serviço de saúde, estamos comprometidos em melhorar cada vez mais a qualidade no atendimento da saúde da nossa comunidade.  Quem sai ganhando principalmente com essa capacitação é a população de Tenente Portela”, frisou.

Esta atividade de capacitação é uma parceira feita através da 19º coordenadoria regional de saúde e será ministrada pelo SENAC da cidade de Três Passos e pelos profissionais da saúde do município de Tenente Portela, o qual deve  durar quatro meses e prevê 400 horas/aula – 250 em sala de aula e 150 horas na prática c/ 35 alunos participantes, feitas nos territórios de atuação dos profissionais, entre as principais atribuições estão as visitas domiciliares, momento no qual acompanham de perto a realidade das famílias, especialmente das mais vulneráveis.

Papel dos agentes comunitários - Entre as funções dos agentes comunitários de saúde está integrar as equipes de saúde da família, destacando-se na comunidade pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exercem, tornando-se elo entre a equipe e a comunidade, em contato permanente com as famílias. Também está no papel do profissional a ligação cultural educativa na comunidade, a realização de mapeamento de sua área, cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro, identificando indivíduos e famílias expostos a situações de risco. Além disso, deve identificar áreas de risco, orientar as famílias para a utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário, entre outras funções.