Saúde - Quarta-feira, 11 de Abril de 2018

Palestra aborda os riscos da utilização de agrotóxicos para a saúde humana e ambiental

A Secretaria municipal  de Saúde e Saneamento  de Tenente Portela, em parceria com a Emater/Ascar, realizou na tarde desta quarta-feira  dia  (11), uma palestra  sobre o uso de agrotóxicos e seus riscos para a saúde. O encontro foi ministrado pelo  Agrônomo da Emater, Carlos Roberto Olczevsy, onde abordou vários assuntos relacionados aos riscos da utilização dos agrotóxicos tanto para a saúde do consumidor como para a do agricultor, além dos danos causados ao meio ambiente com a contaminação do solo e principalmente da água.

Segundo Roberto, alguns testes de  laboratório, compravam a presença de agrotóxicos na água que bebemos, o Glifosato  é um deles,  e não  existe um mecanismo que faça a separação  do agrotóxico da água, a unidade de tratamento,  apenas trata  de eliminar micro-organismos da água, como por exemplo, coliformes fecais.  Por isso  a preocupação e o alerta a população, para que façam o uso correto destes produtos tóxicos no cultivo de grãos e entre outros.

De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Brasil, desde 2009 é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, respondendo sozinho por 86% do uso desses produtos em toda América Latina, e o Rio Grande do Sul, segundo pesquisa realizada, está  em 1º lugar no uso destes produtos nocivos a saúde, principalmente  nos cultivos da soja, milho e  trigo,  gerando consequências, uma delas é o aumento de doenças como o câncer em produtores e consumidores.  Estes e outros problemas advindos do uso de agrotóxicos foram abordados na palestra, que contou com a presença do prefeito Clairton Carboni, da primeira dama Geni Kasper Carboni , do vice Valdir, da Secretária da Saúde Cristiane Feyth, profissionais da saúde, agricultores, autoridades, representantes de entidades locais  e demais pessoas da comunidade.