Educação - Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA FORMAÇÃO DO PNAIC

Formação continuada através do PNAIC

No município de Tenente Portela neste ano de 2018 iniciou-se a Formação Continuada através do PNAIC ( Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) para três eixos: Professores da Educação Infantil, Professores dos Anos Iniciais  e  Articuladores e Mediadores de aprendizagem das escolas que fazem parte do Programa Novo Mais Educação. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, Estadual e dos Municípios, desde 2012. Neste ano de 2018 o PNAIC está sob a responsabilidade da UFRGS ( Universidade Federal do Rio Grande do Sul) a formação pedagógica dos Formadores Locais. Em nosso município as formações estão a cargo da Professora Jaiana Carla Garcia Eixo da Educação Infantil; Professora Salete Maria Brum Moresco  Eixo dos Anos Iniciais; Professora Dulcinéia Salla Prochnow Eixo do Novo Mais educação (PNME) , Coordenação Local Professora Nerlei Pagno Quaresma. A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Irinéia Koch Lena, salienta da importância dessas formações, sendo que este ano as duas redes, Municipais e Estaduais, estão juntas planejando, socializando e sanando dificuldades de aprendizagens que ocorre no dia a dia nas escolas, sendo estas  apresentadas nos encontros que ocorre semanalmente nas terças-feiras à noite, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ayrton Senna. Através destes encontros os Professores refletem sobre as práticas diárias, percebendo que todo aluno aprende, mas de maneira diferente e o Professor oferece caminhos para que esse aluno alcance o aprendizado.