Obras - Terça-feira, 17 de Julho de 2018

Professores de Tenente Portela participam de Formação sobre Base Nacional Comum Curricular

Em nosso Município aconteceu no dia 13 de julho de 2018 a Formação de Professores de Tenente Portela sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento ocorreu em regime de colaboração entre Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), Conselho Municipal de Educação (CME), Escola Estadual de Educação Básica Professora Cléia Salete Dalberto, Escolas Estaduais, Escolas Municipais, Escola de Educação Especial APAE, Escolas Estaduais Indígenas, Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA), Sindicato dos Professores Municipais de Tenente Portela (SINPROMTEP), 21ª Coordenadoria Regional de Educação de Três Passos, URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Das Missões de Frederico Westphalen e Prefeitura Municipal de Tenente Portela. Com o apoio das Cooperativas de Crédito Sicoob e Sicredi e, do Banrisul de Tenente Portela. Estiveram participando da Formação aproximadamente 240 professores e autoridades do nosso município. Pela manhã a formação ocorreu no Centro Cultural Aurélio Porto com a Inauguração da sala do Conselho Municipal de Educação, órgão público voltado para garantir o direito constitucional da educação em todo território Municipal.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 20 de dezembro de 2017, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Então, foi proporcionado aos professores uma palestra com a Professora Mestra Maria Cristina Aita da URI de Frederico Westphalen sobre a BNCC, na qual fez uma abordagem geral da Base, relatando que a mesma estabelece conhecimentos, competências e habilidades, as quais se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo de sua escolaridade. Mencionou ainda que orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Também esteve palestrando a Professora Sara Canova, Coordenadora Pedagógica da 21ª CRE de Três Passos que em sua fala parabenizou o município de Tenente Portela pelo trabalho realizado em regime de colaboração entre entes estaduais e municipais. Explicou também que após a aprovação da BNCC, o estado do Rio Grande do Sul iniciou a construção do Referencial Curricular Gaúcho, documento este que está em fase de conclusão e deve nortear os currículos de toda a educação básica estadual e municipal do nosso Estado.

À tarde, na Escola Estadual de Educação Básica Professora Cleia Salete Dalberto, realizou-se leituras e estudos referente a Base organizados por Etapas da Educação Básica e áreas de conhecimentos. Os estudos por salas foram planejados e coordenados por professores das escolas municipais, estaduais e indígenas de nosso município. Para finalizar a tarde de formação foi realizado a socialização dos estudos, onde os relatores das salas explanaram ao grande grupo as competências e habilidades previstas no documento desde a Educação Infantil até aos anos finais do Ensino Fundamental a serem desenvolvidas em âmbito Nacional.