Educação - Segunda-feira, 23 de Julho de 2018

Jovens do Município contemplados com o Programa Bolsa Juventude Rural

Foi realizado no dia 20 de julho de 2018 nas dependências do Centro Cultural de Tenente Portela, a assinatura do contrato do Programa Bolsa Juventude Rural da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do RS. Foram contemplados 13 estudantes do município de Tenente Portela e 03 do município de Vista Gaúcha. Estiveram presentes no ato de assinatura, o prefeito de Tenente Portela Clairton Carboni, vice-prefeito Valdir Machado Soares, Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Mauro Ludwing, Secretário Estadual Adjunto do SDR Claudemir Locatelli, Coordenador Regional da SDR/ RS Jucelar Berté, Cacique Carlinhos Alfaiate, Presidente do SINTRAF de Tenente Portela Ivete Ulrich, representantes da Emater de Tenente Portela ,Vista Gaúcha e Unidade Indígena, Gerente Regional da Emater Carlos Turra, Diretores das Escolas Cléia, Sepé Tiaraju, e Diretora Escola Érico Veríssimo de Vista Gaúcha.

Confira a Lista dos Estudantes Selecionados :

TENENTE PORTELA:

Joane Santos Paula, Rafaela Staczeski de Azevedo, Miriam de Freitas Ribeiro, Kemdion Isau de Jesus, Tainara Denise Volmer, Ketlin Catiussa da Silva, Gabrieli Denise Ehrembrink, Giacson Jora Bento, Marcelo Henrique Primaz, Joice Miguel Rodrigues, Aladir Kenedi Ferreira Sales, Gabriel Boni e Aline Coracini Malgarim.

VISTA GAÚCHA:

Vinicius Pommer Rodrigues, Vanderlei Steffenon e Bruno Eduardo Sonda.

Destinada a estudantes entre 15 e 29 anos; que possuam Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) ativa e baixa renda bruta familiar e estejam matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais ou de instituições sem fins lucrativos, o Bolsa Juventude Rural recebeu inscrições de quase 800 jovens. “O programa tem como objetivo dar oportunidade e condições de acesso e permanência no Ensino Médio e de implantação de projetos produtivos sustentáveis, estimulando a sucessão nas propriedades rurais familiares”, afirma o secretário da SDR, Tarcisio Minetto. “A permanência do jovem no campo contribui muito para o desenvolvimento do meio rural.”

Foram ofertadas 500 bolsas sendo 200 destinadas a alunos do 2º ano do ensino médio e 300 a alunos do 3º ano. A maioria das inscrições ao programa envolveu jovens do 2º ano do Ensino Médio, mas apenas 200 foram habilitados. Para estudantes do 3º ano, foram habilitados 295 jovens. Os candidatos foram classificados por meio da renda apresentada na Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP), conforme previsto no edital do programa e inscritos pelos Sindicatos e Emater/RS/Ascar em parceria com as Escolas em que os alunos estão matriculados.

Conforme a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, o programa contempla 495 jovens rurais. A bolsa consiste em R$ 200 mensais para cada estudante, por 10 meses, por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).