Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2019

Município esclarece sobre Corpo de Bombeiros

A Administração de Tenente Portela sempre apoiou toda e qualquer ação que venha para o bem da nossa comunidade. O Município também tem se empenhado em fazer o melhor, em buscar alternativas para as mais diversas áreas, e buscado também firmar parcerias, sempre focando no bem de toda a comunidade.

Em se tratando de segurança, sobretudo de um serviço de Bombeiros em nosso município, não é de hoje que se tem a necessidade de uma estrutura para atender melhor nossa cidade. A cada acontecimento de sinistros a comoção é geral, o atendimento nem sempre chega a tempo de evitar que famílias percam todo os seus bens conquistados ao longo de muitos anos, os gestores públicos têm ciência de que alguma coisa tem que ser feita, pois corporação de Bombeiros da Brigada Militar, mantida pelo Governo Estadual, que existe em Três Passos, é a única da região e é responsável por atender a todos os 21 municípios da Região Celeiro. Ou seja, outros municípios do mesmo porte que Tenente Portela também dependem dela, outros até são ainda mais distantes do quartel.

A mobilização da nossa comunidade é antiga, e já tivemos, inclusive, um corpo de Bombeiros Voluntários que funcionou durante muitos anos, porém, mudanças na legislação inviabilizaram aquele tipo de trabalho. Mas o município sempre se colocou como parceiro de qualquer iniciativa neste sentido, desde que fosse realizada dentro do que determinam as leis que regulam este tipo de atividade. Outra mobilização surgiu anos atrás para novamente instalar um corpo de bombeiros voluntários. Foi então que surgiu a possibilidade de instalação de um grupamento dos bombeiros por parte do Governo do Estado em nosso município, apoiamos desde a primeira hora. Porém, isso demanda um longo processo, burocrático e lento, para o qual temos que dar muita atenção, pois é preciso haver muita cautela e o Município precisa analisar com cuidado para ter ciência de qual forma seria a melhor para os portelenses.

A partir disso, surgiu então a solução chamada de "grupamento misto". Com esta definição, no ano de 2017 iniciou-se o processo de contratação com o Estado, e as cláusulas necessitam ser muito claras. Em 2018 aconteceu o curso de formação na cidade de Três Passos, quando o município viabilizou a participação dos cidadãos portelenses, disponibilizando o transporte e a alimentação nos dias de treinamento. No mês de julho do ano passado, um ofício assinado por 6 prefeitos da microrregião foi encaminhado ao Comando Geral dos Bombeiros da cidade de Ijuí, onde todos se colocavam a disposição para a implantação do Corpo de Bombeiros Misto (conforme imagem em anexo).

Não obtendo resposta desde então, os municípios de Tenente Portela, Barra do Guarita, Derrubadas, Vista Gaúcha e Miraguaí decidiram buscar outra alternativa. E no dia 15 deste mês de fevereiro o Prefeito Carboni conversou com os demais prefeitos para encaminhar a compra de um caminhão de bombeiros novo, e que este ficaria no Parque de Máquinas da Prefeitura de Tenente Portela contando com motoristas de plantão, e o atendimento se daria através dos cidadãos voluntários de cada município que fizeram o curso no ano passado. O Prefeito Carboni também já buscou informações sobre os veículos que podem atender esta demanda, e esta aquisição gira em torno dos R$ 500 mil. Também estão sendo analisadas linhas de crédito para esta aquisição.

Nesta quinta-feira, 28, o prefeito Carboni esteve reunido com a diretoria da ACI, dentre vários assuntos em pauta, foi apresentado o projeto da aquisição do caminhão, já na parte da tarde o Município de Tenente Portela recebeu por e-mail um ofício em resposta a solicitação feita em julho do ano passado, para o Comando dos Bombeiros de Ijuí, e esta resposta informa que não há conveniência do de instalação de Bombeiro Militar ou Bombeiro Misto no município, por não possuir estrutura para a instalação do mesmo, sugerindo então a criação de Bombeiro Municipal (conforme imagem anexo).

É importante se diga, que essa será uma solução microrregional, e precisa ser esclarecido também que estes municípios estão assumindo esta responsabilidade apesar do fato de que este tipo de atividade é uma atribuição que deveria ser do Estado.

O fato é que, com a união é que se constroem as grandes conquistas, agindo com responsabilidade, trabalho, parcerias e comprometimento. Em breve nossa comunidade poderá contar com mais este importante serviço.

Município esclarece sobre Corpo de Bombeiros