Obras - Quarta-feira, 20 de Março de 2019

Quantidade de focos do Aedes aegypti é preocupante

O mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti em Tenente Portela não para. Todas as sextas-feiras a equipe da Secretaria de Saúde e Saneamento, com Agentes de Saúde, Agentes de Endemias, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e servidores, tem ido à campo, visitando residências e identificando possíveis locais de proliferação do mosquito. E, conforme a secretária da pasta, Micheli Vargas, é impressionante a quantidade de locais com água parada que são encontrados, “há ainda muitos potes com água parada, pneus velhos, caixas d’água e outros. É impressionante a quantidade de lixo encontrado, e a negligência de muitos moradores”, destacou a Secretária.

Na última sexta-feira, 15, a visitas foram feitas nos bairros Rubino Marroni, Isabel e Paludo. Estão sendo visitadas também as residências que foram notificadas em outras visitas, para certificação de que as providências foram tomadas para acabar com os locais de acúmulo de água.

A Secretária Micheli destaca a importância fundamental da população para evitar que Tenente Portela possa ter registro de doenças como a dengue, a chicungunya e zica, pois ainda há muito lixo depositado nos fundos das residências, em terrenos baldios, sarjetas, e também nas margens das rodovias e estradas, “se a população não ajudar, se não se conscientizar, não vai ter controle, é muita coisa, cada um precisa fazer a sua parte, os moradores precisam permitir a entrada dos fiscais nas residências”, ressaltou a Secretária Micheli.

Todas as sextas-feiras esta ação é executada, em diferentes pontos da cidade. Esta mobilização e uma questão de saúde pública, é eminente o risco de epidemia, mas isso será evitado caso cada cidadão tomar os devidos cuidados, recolhendo o lixo, não deixando expostos os recipientes que possam acumular água parada, cobrindo e tratando a água de caixas e piscinas e mantendo seus terrenos limpos.