Saúde - Quarta-feira, 03 de Abril de 2019

Profissionais da Secretaria Estadual de Saúde auxiliam no combate ao mosquito Aedes aegypti

Buscando combater com mais agilidade a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o Município de Tenente Portela recebeu, nesta semana, o apoio de profissionais da Secretaria Estadual de Saúde.

Na manhã da quarta-feira, 03, estiveram reunidos com o prefeito Clairton Carboni, a Arquiteta Sanitarista Chefe Substituta da Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Tânia Stasiak Wllhelms e o Biólogo Marcio Geroldini, da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, juntamente com a Secretária de Saúde do Município, Micheli Vargas, onde discutiram estratégias e medidas a serem tomadas a partir de agora, após o município ter a comprovação do primeiro caso de dengue autóctone, que é quando a doença é contraída no município.

Desde a segunda-feira, 1º, as equipes de saúde do Município e do Estado estão fazendo visitas em residências, sobretudo nos Bairros Isabel e Rubino Marroni, região onde reside o paciente infectado. Com base nestas visitas foi montado um diagnóstico e apresentado ao Prefeito. Serão necessárias outras ações, perante a grande quantidade de focos e mosquitos, que será a aplicação de fumacê e também as notificações e, persistindo, multa em locais que não foram adotadas as orientações dadas pelas equipes de vigilância.

Conforme Tânia, a maior contribuição para o combate ao mosquito vem da população, pois a limpeza dos recipientes não deve ser somente neste período, mas sim, permanente, “nem tudo que é lixo é depósito de água, por exemplo as piscinas, os pratos de vasos de plantas, uma capa que cobre um veículo, aquela lona no terreno que está cobrindo algum material, as calhas, nada disso é lixo, mas todos estes locais são grandes potenciais de acúmulo de água, e se tornam criadouros do mosquito. Por isso, após cada chuva, é preciso revisar tudo”, destacou a Arquiteta Sanitarista.

O município estará realizando um grande mutirão de recolhimento de lixo, colocando postos de coleta em vários pontos da cidade, para diminuir os locais que possam se tornar criadouros do Aedes Aegypti.